» Órgãos Colegiados:
CES
CIB
CIR
COSEMS
» Dados Estatísticos
» Planos e Relatórios
» Informações de    Saúde:
» Nossos Parceiros:
FUNASA DATASUS
Ministério da Saúde CONASS
Cartão SUS Biblioteca Virtual de Saúde
» Sites Relacionados:
Doação de Órgãos
Banco de Olhos
Farmácia Popular
FVS
CEREST
Laudo Procedimento
APAC
Aplicativo
Saúde Amazonas
  Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas

FHAJ realiza transmissão de cirurgia ortognática em tempo real para participantes de Simpósio

O Grupo de Pesquisa em Cirurgia de Trauma Bucomaxilofacial da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) encerrou nesta terça-feira (14/11) o 1º Simpósio de Trauma em Face na era Virtual com a transmissão, em tempo real, de uma cirurgia ortognática, direto do Centro Cirúrgico do Hospital para participantes do evento. Coordenado pelo cirurgião dentista Francisco Amadis e pela Liga Universitária de Anatomia Cabeça e Pescoço (LUCAP), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o simpósio tem como objetivo compartilhar com os acadêmicos os conhecimentos práticos deste tipo de cirurgia.

 

A cirurgia ortognática é para corrigir o mau posicionamento maxilar e mandibular, oriundos de traumas ou do crescimento e desenvolvimento ósseo errado, ocasionando problemas funcionais, a exemplo de dores e dificuldades na alimentação, fonéticos (dificuldades da fala) e estéticos.  Unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, o Hospital Adriano Jorge realizou, de janeiro a outubro deste ano, 197 cirurgias bucomaxilofaciais e atendeu, em consultas ambulatoriais, 2.102 pacientes no mesmo período.

 

A paciente, de 50 anos, submetida à cirurgia nesta terça-feira, estava em tratamento para o diagnóstico de anomalia orofacial. O cirurgião dentista Francisco Amadis destacou que a cirurgia dura, em média, de 5 a 7 horas. “É uma intervenção cirúrgica muito delicada e complexa, tanto que fizemos uma osteotonia bimaxilar, ou seja, cirurgia de correção nas duas mandíbulas”, disse.

 

O procedimento cirúrgico foi liderado pelo médico Luiz Carlos Manganello, cirurgião dentista bucomaxilofacial e um dos coordenadores do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), e a equipe de cirurgiões dentistas da FHAJ e todo corpo técnico do Centro Cirúrgico da FHAJ.

 

A Fundação Hospital Adriano Jorge é referência para atendimento de média e alta complexidades a pacientes oriundos dos Prontos-Socorros da capital, interior do Amazonas e demais unidades de saúde da rede estadual. Tem como finalidade a assistência à saúde, ao ensino e à pesquisa.

Em 14/11/2017 14:11:34
Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas
Av. André Araújo, 701 - Aleixo - CEP: 69.060-000 - Fone: (92) 3643-6300

© 2010 - Todos os direitos reservados.