25 de Abril de 2024.
Untitled Document
página inicial > sistemas de planejamento
DIGISUS
O DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento (DGMP) é um sistema de informação para estados e municípios, desenvolvido a partir dos normativos do planejamento do SUS e da internalização da lógica do ciclo de planejamento. Sendo assim, o DGMP substitui os antigos Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório de Gestão (SARGSUS) e Sistema de Pactuação (SISPACTO), além de agregar novas funcionalidades.
Isso significa que o sistema não só permitirá a elaboração dos Relatórios Detalhados do Quadrimestre Anterior (RDQA) e do Relatório Anual de Gestão (RAG), como receberá o registro das metas da Pactuação Interfederativa de Indicadores e de um conteúdo mínimo dos planos de saúde e das programações anuais de saúde – para além de ser um repositório para todos os arquivos dos instrumentos de planejamento do SUS e resoluções correspondentes.


SARGSUS
SARGSUS - Sistema de Apoio à Construção do Relatório de Gestão

A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP/MS) do Ministério da Saúde, desenvolveu uma ferramenta eletrônica que tem como objetivo apoiar municípios e estados na construção dos seus relatórios de gestão.

O Sistema de Apoio à Construção do Relatório de Gestão (SARGSUS) trará uma série de contribuições tanto para gestão quanto para o controle social. O objetivo é fornecer aos gestores municipais e estaduais um instrumento informatizado que facilite a elaboração e o envio do Relatório Anual de Gestão(RAG), utilizando as bases de dados nacionais com informações que servirão para qualificar os processos e práticas do monitoramento e avaliação da gestão.

O SARGSUS também viabilizará uma base de dados para armazenar e disponibilizar informações estratégicas, possibilitando aos gestores o cumprimento dos prazos legais de aprovação do RAG nos respectivos Conselhos de Saúde, bem como gerar relatórios de monitoramento, facilitando a avaliação de desempenho deste processo da gestão do SUS.