ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Francisca Mendes participa de seleção para desenvolver projeto na área de segurança do paciente

14/09/2017 14:25:26

O Hospital Universitário Francisca Mendes é uma das unidades de saúde inscritas para a seleção promovida pelo Ministério da Saúde para participar de projeto de qualificação dos serviços ofertado aos pacientes. O Ministério irá selecionar 120 unidades de saúde e o projeto será implantado em 2018, como ações que incluem capacitação e qualificação de profissionais de saúde. 


O projeto que se chama “Melhorando a Segurança do Paciente em larga escala no Brasil” terá duração de três anos. As unidades selecionadas serão dividas em grupos e coordenados pelos hospitais de excelência participantes do projeto: Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP), Hospital Beneficência Portuguesa (SP), Hospital do Coração (SP), Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio Libanês (SP) e o Hospital Moinhos de Vento (RS). 


O diretor do Hospital Universitário Francisca Mendes, Pedro Elias de Souza, destaca que a unidade já possui e aplica normas e procedimentos internos relacionados à segurança do paciente e que a participação no projeto seria para qualificar ainda mais o serviço. “O programa é focado nos pacientes das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que geralmente exigem mais cuidados e se agravar podem ir a óbito, ou permanecer internado por um período de tempo maior, o que é ruim para o paciente e também gera maiores gastos. Vamos identificar o que ainda pode ser implementado e melhorado para garantir a segurança desses pacientes”, explica. 


O Francisca Mendes é um hospital de alta complexidade, referência na área de cardiologia adulta e pediátrica, tanto para o estado do Amazonas, quanto para outros estados da região Norte. A unidade oferta o atendimento ambulatorial e as cirurgias cardiológicas adulto e pediátrico. O acesso para o atendimento no hospital é feito através do Sistema de Regulação (Sisreg).