ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Conferência Estadual de Vigilância em Saúde acontece em sete municípios do interior

14/09/2017 14:46:18

O Conselho Estadual de Saúde do Amazonas (CES/AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), realiza, de 11 a 22 de setembro, a 1ª Conferência de Vigilância em Saúde do Amazonas, composta de etapas municipais que acontecerão nos Polos de Saúde. A Conferência tem como tema principal a "Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade" e será realizada em sete  municípios polos: Tabatinga, Lábrea, Tefé, Manacapuru, Borba, Parintins e Manaus.


As Conferências Municipais são a primeira etapa da Conferência Estadual e cada sede do Polo de Saúde irá discutir os seguintes subtemas: "O lugar da vigilância em Saúde no SUS", "Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde", "Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde", "Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde".


Para  o secretário de Estado de Saúde e presidente do CES/AM, Vander Alves, esse é o momento de definir o futuro da vigilância em saúde. "Esse movimento é coordenado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e as conferências contam com a participação ativa dos diversos atores do SUS como usuários do sistema de saúde, gestores e trabalhadores, cada um com sua experiência trabalhando pela melhoria dos serviços", pontua.


De acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, esse evento é um marco na busca da regulamentação da Vigilância no âmbito do Saúde no Sistema Único da Saúde (SUS). "O Amazonas foi o primeiro estado do país a criar uma Fundação Estadual de Vigilância em Saúde, com intuito de promover a saúde da população. Essa discussão sobre a importância da vigilância demonstra a maturidade no SUS, que passa a enxergar como melhor opção as medidas que evitam o adoecimento do indivíduo", salienta.


Ele completa dizendo que o Amazonas é um estado com muitas peculiaridades regionais e as conferências municipais serão o ponto inicial na formulação de propostas de melhorias e avanços na área de vigilância. As propostas formuladas nas etapas municipais serão apresentadas na etapa estadual e condensadas para serem apresentadas na etapa nacional. "Dentro da própria regional de saúde a realidade entre os municípios é bem diferente e portanto, este será um dos desafios, consolidar três propostas para cada subeixo, que contemple  as necessidades municipais",  diz. 


Atividades do evento - A programação inclui além das discussões e consolidação de propostas, a eleição de delegados municipais (representantes das categorias de usuário de saúde, gestores de saúde e trabalhadores de saúde) que irão participar da 1ª Conferência de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas, que será realizada em Manaus nos dias 18 a 20 de outubro. Na ocasião serão consolidadas as propostas de todos os polos de saúde e enviadas para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde que será realizada nos dias 20 e 21 de novembro, em Brasília.   


CRONOGRAMA DAS ETAPAS NOS POLOS DE SAÚDE


11 e 12/09/2017 – Polo Alto Solimões: Tabatinga (Sede), Fonte Boa, Benjamin Constant, Tonantins, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Jutaí, São Paulo de Olivença e Atalaia do Norte.

11 e 12/09/2017 – Polo Rio Purus: Lábrea (Sede), Boca do Acre,  Canutama, Pauini e Tapauá.

14 e 15/09/2017 – Polo Rio Juruá/Triângulo: Tefé (Sede); Japurá; Maraã; Juruá; Uarini; Alvarães; Eirunepé; Carauari; Envira; Guajará; Humaitá; Ipixuna e Itamarati;

14 e 15/09/2017 – Polo Rio Negro: Manacapuru (Sede), Anori, Caapiranga, Codajás, Coari, Beruri, Anamã e Novo Airão.

18 e 19/09/2017 - Polo Madeira: Borba (Sede), Humaitá, Apuí, Manicoré e Novo Aripuanã.

18 e 19/09/2017 – Polo Baixo/Médio Amazonas: Parintins (Sede), Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá, Itacoatiara, Silves, Itapiranga, Urucurituba, São Sebastião e Urucará.

21 e 22/09/2017 – Polo Manaus/Entorno: Manaus (Sede), Autazes, Barcelos, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Manaquiri, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira e Santa Izabel do Rio Negro.