ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Susam apresenta resultados alcançados na saúde esse ano

29/09/2017 15:55:17

As ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) no primeiro e segundo quadrimestres desse ano foram apresentadas pela Secretária Executiva de Estado de Saúde, Maria de Belém Martins, na manhã desta quinta-feira (06) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. 

A apresentação do relatório é feita em cumprimento à Lei Complementar 141 de 2012 e a resolução do Conselho Nacional de Saúde 469 do mesmo ano, sendo feita em uma audiência pública, que foi presidida pelo deputado estadual Ricardo Nicolau, presidente da Comissão de Saúde da ALE-AM.


A rede estadual de saúde é formada por 122 unidades, sendo 56 instaladas na capital e 66 nos municípios do interior do estado. As ações executadas no primeiro e segundo quadrimestres de 2017 foram pactuadas no Plano Plurianual 2016/2019. 


Em julho desse ano a Susam colocou em funcionamento o Centro de Hemodiálise Francisco de Assis Farias Rodrigues (Deputado Francisco Bambolê), na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), para atendimento de pacientes crônicos renais com o tratamento de hemodiálise, com capacidade instalada para atender 120 pacientes. 


No âmbito da Rede Cegonha foram realizados 28 mil partos normais nas maternidades da rede estadual de saúde, foram capacitadas 50 parteiras tradicionais e 170 profissionais na área de triagem neonatal, para realização do popular teste do pezinho.  


A rede estadual de saúde contabilizou no período 8 milhões de procedimentos ambulatoriais e 71.727 internações hospitalares de urgência e emergência. Foram realizadas 407 remoções de pacientes graves do interior do estado para a capital com transporte através de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea. 


O programa de atenção domiciliar Melhor em Casa realizou 9.797 atendimentos e o Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) atendeu 1.858 pacientes, que viajaram para outros estados a fim de realizar tratamento de saúde. 


Para a população do interior do estado, a Susam manteve o Programa Amazonas Saúde Itinerante, que realizou 46.867 atendimentos, em 17 municípios. Foram ofertadas consultas na especialidade de oftalmologia, clínica médica, exame preventivo, ultrassonografia e procedimentos odontológicos. 


Ainda para a população do interior do estado do Amazonas, a Susam oferta o Programa de Telessaude, através do qual foi possível laudar 30 mil exames de imagens como eletrocardiograma, Mapa, Holter e Mamografia. 


Na área de vigilância merece destaque a entrega de 6.800 mosquiteiros impregnados com inseticida para 10 municípios do interior do estado, como parte das ações de combate e controle da malária e a realização de 269.902 exames para diagnóstico de malária.