ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Secretário Francisco Deodato defende, no Conass, mais recursos para o Amazonas

25/10/2017 14:47:12

O secretário estadual de Saúde do Amazonas recém-empossado no cargo, Francisco Deodato Guimarães, participou nesta quarta-feira (25), em Brasília, da Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Deodato, que já fez parte do colegiado há 15 anos, falou das dificuldades do Estado e pediu apoio aos colegas gestores para a região Norte, onde os recursos para a saúde têm o menor valor per capita do País. A reivindicação dele é no sentido de reduzir as desigualdades regionais.

 

“Volto ao cargo numa situação excepcional, com o novo governo eleito para um mandato de 15 meses, e em um momento crítico para o Amazonas. Mas temos um governador experiente, que já vem atuando com vigor e acreditamos que conduzirá muito bem o Estado”, afirmou Deodato, que já havia ocupado o cargo de secretário estadual de Saúde, no último governo de Amazonino Mendes (1999 a 2002).

 

Deodato ressalta que uma das bandeiras do Amazonas junto ao Ministério da Saúde é sensibilizar o órgão para a necessidade de realinhar os valores dos recursos federais enviados para média e alta complexidade, no Estado. Segundo ele, outros estados brasileiros com população semelhante ao Amazonas já recebem volume maior.