ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Governo lança campanha “Dezembro Vermelho”, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

29/11/2017 16:13:25

 

 O Governo do Amazonas, por meio da Coordenação Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, lança nesta quinta-feira (30) a campanha “Dezembro Vermelho”, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (1º de Dezembro). Com o slogan “A ARTE DE VHIVER, #VHIVER”, a campanha será desenvolvida em Manaus e nos 61 municípios do interior.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, serão distribuídos, durante o mês de dezembro, 1,7 milhão de preservativos, 50 mil unidades de gel lubrificantes e 50 mil folders informativos. Serão oferecidos 46.325 testes rápidos para diagnóstico de HIV e 19.900 para Sífilis.

A abertura da campanha será nesta quinta-feira (30), às 19h, no auditório Luiz Montenegro, na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), unidade a qual a Coordenação Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais é vinculada. Segundo a coordenadora estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, Cristianne Benevides Mota, durante o evento serão apresentadas as ações que levaram à redução da transmissão vertical da doença, em crianças menores de cinco anos de idade, no Amazonas.

Ainda nesta quinta-feira (30), só que pela parte da manhã, de 9h às 12h, a Fundação Alfredo da Mata (FUAM), órgão também vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), estará realizando uma “Blitz de Prevenção”, nas ruas próximas à unidade. Os profissionais de saúde estarão intensificando as ações de oferta de testes rápidos de HIV e Sífilis e distribuição de preservativos e materiais informativos.

O diretor-presidente da FMT-HVD, Marcus Guerra, explica que a campanha tem o objetivo de reforçar, junto à população, a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento. “Nosso proposta é intensificar as ações de prevenção ressaltando a importância de se cuidar e aos que estão diagnosticados que é possível viver com o vírus do HIV tratando e tendo uma vida saudável.

Programação – Na sexta-feira (01), Dia D da campanha, será realizado o Simpósio “Novo olhar da prevenção: Prevenção Combinada e Tratamento como Prevenção”, voltado a profissionais e estudantes da área da saúde. O evento acontece no auditório Luiz Montenegro, na FMT-HVD, das 9h às 17h. Também na sexta-feira (01), de 8h às  15h, no ambulatório da FMT, será realizada uma “Blitz Educativa” com oferta de teste rápido para HIV e Sífilis e distribuição de materiais informativos, preservativo masculino e feminino e gel lubrificante.

A partir das 15h, equipes das Organizações Não Governamentais (Ongs), Coordenação Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com HIV da Assembleia Legislativa e Núcleo de IST/AIDS e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Manaus (SEMSA), estarão reunidos no Largo São Sebastião para um Abraço Simbólico em homenagem às  pessoas que convivem com a doença.

A programação inclui, ainda, uma ação de grafitagem em painéis, com mensagens e desenhos que passem a mensagem da importância do cuidado e da prevenção do HIV/AIDS e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Essa atividade será desenvolvida por jovens que fazem parte do programa de formação de lideranças, realizado por meio de um termo de cooperação interfederativa desde 2015.

Até 15 de dezembro, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), através das coordenadorias especiais de ensino, estarão realizando atividades pedagógicas nas escolas de ensino médio, como rodas de conversas, palestras, passeatas, confecção de cartazes, trabalhos de grupo e de pesquisa e blitz educativa e preventiva sobre IST/HIV/Aids.

Tratamento - Para o acompanhamento das pessoas vivendo com HIV, em Manaus existem sete unidades de saúde, sendo seis Serviços de Assistência Especializada (SAE) e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), distribuídos pelas diferentes zonas da cidade. No interior, os municípios de Parintins, Tabatinga, Tefé, Coari, Itacoatiara, Benjamin Constant e Maués também contam com SAE. Nos demais municípios, os pacientes contam com o suporte das UBS’s e para atendimento de alta complexidade o paciente se desloca para Manaus é atendido e acompanhado na FMT-HVD, unidade de referência que atende toda demanda do Estado.

Números - No período de janeiro a outubro de 2017 foram notificados 1.879 novos casos de HIV/AIDS. Destes, 1.733 foram registrados em Manaus (92,2%). Do total geral de casos notificados nesse período, 1.503 foram em indivíduos do sexo masculino (79,9%) e 376 (20,1%) do sexo feminino. A maior prevalência foi para as faixas etárias de 15 a 34 anos de idade.