Amazonas conseguiu reduzir em 64,8% o número de casos de HIV por transmissão vertical

01/12/2017 15:01:36

O Amazonas conseguiu reduzir em 64,8%, o número de casos de HIV por transmissão vertical, aquela passada de mãe para o bebê durante a gravidez. Os dados foram apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam), por meio da Coordenação Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, durante a abertura da campanha “Dezembro Vermelho”, que é realizada em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de Dezembro).

Nesta sexta-feira, Dia D da campanha será realizado, a partir das 16h, no Largo São Sebastião, no Centro, o “Abraço Simbólico” em homenagem às  pessoas que convivem com a doença.

De janeiro a outubro deste ano foram registrados cinco casos de HIV por transmissão vertical. No ano passado foram notificados 14 casos. A coordenadora estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, Cristiane Benevides, atribui a redução ao trabalho que tem sido realizado em parceria com as secretarias municipais de saúde e organizações não governamentais para que as grávidas realizem o teste de HIV e sejam diagnosticadas precocemente para que o vírus não seja transmitido.

“Temos reforçado a importância do exame durante o pré-natal para o diagnóstico. Para aquelas mulheres que já têm a doença, orientamos que façam o acompanhamento correto com a equipe de saúde para que o bebê nasça saudável”, disse a coordenadora de IST/AIDS e Hepatites Virais setor que atua vinculado à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Descentralização - Além disso, a descentralização dos serviços de diagnóstico e tratamento dos pacientes com HIV também contribuiu para que o estado alcançasse esse resultado. “Hoje, o teste rápido para HIV e também outras doenças sexualmente transmissíveis como Sífilis e Hepatites Virais estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, onde as mulheres realizam o pré-natal e também nas maternidades”, destacou.

A taxa de detecção de HIV em gestantes também reduziu. Em 2015, foram notificados 4 casos para cada 1.000 bebês nascidos. Em 2016 esse número caiu para 3 casos para cada 1.000 crianças nascidas. Os dados de 2017 estão em análise para posterior divulgação. “A meta é chegar a zero. Não queremos nenhuma criança nascendo com HIV”, ressaltou.

Programação – Nesta sexta-feira (1º/12), Dia D da campanha, a partir das 15h30, equipes das Organizações Não Governamentais (ONGs), Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com HIV da Assembleia Legislativa e Núcleo de IST/Aids e Hepatites Virais, e da Secretaria Municipal de Manaus (Semsa), estarão reunidas no Largo São Sebastião, no Centro, zona sul de Manaus, para o “Abraço Simbólico” em homenagem às pessoas que convivem com a doença.

A programação inclui, ainda, uma ação de grafitagem em painéis, com mensagens e desenhos sobre a importância do cuidado e da prevenção do HIV/Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Essa atividade será desenvolvida por jovens que fazem parte do programa de formação de lideranças, realizado por meio de um termo de cooperação interfederativa desde 2015. A Semsa também estará oferecendo testes rápidos para HIV e as ONGs, uma exposição fotográfica de pessoas vivendo com HIV/Aids.