ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Natal chegou mais cedo para crianças e adolescentes de dois abrigos de Manaus

19/12/2017 09:51:28

O Natal chegou mais cedo para as 54 crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social nos abrigos Nacer e Monte Salém. Nesta quinta-feira (14/11) elas foram recebidas por funcionários do Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte (HPS Zona Norte) em clima de festa natalina, receberam presentes das mãos do Papai Noel, cantaram com a princesa Elsa do filme “Frozen, uma aventura congelante” e participaram de brincadeiras lúdicas.

Os colaboradores do HPS Zona Norte, unidade que integra rede estadual de saúde, ensinaram, ainda, como higienizar as mãos e a forma correta e como escovar os dentes. Todas essas ações fazem parte da campanha “Seja o Papai Noel de uma criança”, realizada pelos colaboradores da unidade que, ainda, arrecadou e dividiu entre os abrigos 250 quilos de alimentos não perecíveis.

“Nós somos uma unidade de saúde e a gente precisa, além da diversão, levar essa mensagem de como se cuidar melhor para evitar doenças. Todas as crianças receberam um kit de higiene bucal. A boca é porta de entrada para infecções e as mãos precisam estar sempre bem limpas”, disse o diretor administrativo do HPS da Zona Norte, Edson Luiz Martins.

A campanha foi coordenada pela organização social Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) e pela Zona Norte Emagessa Sociedades de Propósito Específico (SPE). Imed e SPE são responsáveis pela gestão e funcionamento do HPS da Zona Norte, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

“Realizamos essa ação há três anos, mas pela primeira vez tivemos essa programação vasta. Trouxemos as crianças para o hospital e acredito que demos a elas um pouco de alegria. O espírito do Natal é isso. Se dedicar a alguém e ser solidário”, disse o coordenador da campanha, Robson Rosa.

“Para as crianças é importante para que elas vejam que há outras pessoas que se sensibilizam por elas, pela causa deles”, Ana Caroline, enfermeira do abrigo Nascer. “Estamos felizes pela inciativa do hospital é de suma importância. É fundamental essas ações”, disse Maria Izabel, assistente social do Abrigo Monte Salém.

Ao final, o Papai Noel e os personagens no filme Frozen foram aos leitos das crianças que estavam internadas e em atendimento na unidade. Crianças, pais e colaboradores ficaram emocionados. “Fiquei muito feliz com essa visita”, disse Isaque de Santana, de 5 anos, internado na unidade com pneumonia.

Os abrigos - O abrigo Nacer fica no Conjunto Castelo Branco, Parque Dez de Novembro e, atualmente, atende 24 crianças e adolescentes. Envie um e-mail para contato@nacercrianca.org para entrar em contato com o abrigo. Ou ainda, ligue para (92) 3302 – 6282ou (92) 99326-6222.

O Abrigo Monte Salém está localizado na rua do Bosque, também conhecida como Estrada da Vivenda Verde, Tarumã. Atualmente atende 29 crianças e adolescentes. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (92) 98818-3669 e (92) 98111-3931 ou por e-mail: abrigomontesalem@gmail.com.