ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Residente da FHAJ é convidada a integrar equipe médica do melhor hospital da América Latina

19/12/2017 09:56:49

Integrante do Programa de Residência Médica da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), a médica clínica Elizabeth Cardoso, antes mesmo da conclusão, foi convidada a integrar a equipe do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O hospital é considerado pela revista AméricaEconomia Intelligence como o melhor da América Latina. 

Na última sexta-feira (15), ela estava entre os 20 residentes finalistas da FHAJ, que apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na forma de exposição de artigo científico, na instituição.

Os finalistas expuseram suas pesquisas através de banners e defenderam seus artigos para os preceptores e avaliadores, na 2ª Mostra dos Trabalhos Científicos dos Programas de Residência Médica da FHAJ, realizada no hall e no auditório da unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM).
 
Elizabeth Cardoso apresentou estudo sobre abordagem inicial e conduta no Acidente Vascular Cerebral (AVC), orientado por Adriano Robert Marcião. Concluindo a residência, a médica se mudará para São Paulo, onde atuará na urgência e emergência do Hospital Israelita Albert Einstein.
 
"O Programa de Residência Médica é uma experiência única na formação do médico, pois nos proporciona uma oportunidade de vivenciarmos realmente o que é a Medicina. Hoje, eu saio muito feliz com todo o aprendizado e experiência que adquiri nos últimos dois anos. Posso dizer, com toda a certeza, que hoje, após a residência na FHAJ, sou uma médica diferenciada para o mercado de trabalho", ressaltou.
 
Além dela, outro profissional que se destacou foi o cirurgião geral Giácomo Lamarão Lima, que sai do programa de residência aprovado em Mestrado em Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
 
Experiência acadêmica durante residência
 
Para o diretor de Ensino e Pesquisa da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, o viés acadêmico é essencial para agregar valor à residência médica oferecida na Fundação Hospital Adriano Jorge. "Como médicos, é importante saborear a pesquisa, inserir na vida profissional, como uma forma de atualização, profissionalização e bem-estar para gerar frutos no futuro", aconselhou Raymison.
 
A diretora-presidente da FHAJ, Christianny Sena, ressaltou que o objetivo da mostra, realizada anualmente com finalistas dos programas de residência médica, é dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos em cada especialidade. "É extremamente salutar promover a discussão científica e expor o êxito dos alunos no local onde executaram todas as atividades acadêmicas", disse a diretora.