ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Pacientes da rede estadual de saúde participam de confraternizações de Natal

22/12/2017 09:04:49

Pacientes da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), receberam uma surpresa na manhã desta quinta-feira (21/12). Funcionários distribuíram presentes e levaram música às pessoas internadas na unidade de saúde, localizada na zona centro-oeste de Manaus. A ação contou com apoio de voluntários do espetáculo "Um Sonho de Natal", da Nova Igreja Batista.

O grupo de funcionários da unidade e os voluntários percorreram as enfermarias e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) conversando e entregando presentes aos pacientes e acompanhantes. Os objetos foram doados pela Receita Federal no Amazonas.

A comemoração de Natal faz parte das ações de humanização e acolhimento da rede estadual de saúde. A médica Ana Guerra, uma das organizadoras da ação, ressalta a importância desse tipo de atividade para os pacientes. “O Natal é uma data que todas as pessoas gostariam de passar em casa com as suas famílias. Nosso papel como profissionais de saúde é fazer com que os pacientes sintam-se acolhidos e tranquilos no período de internação”, destacou.

O paciente Ednilson da Silva, internado após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), foi um dos presenteados. Ele aproveitou a oportunidade para tirar fotos com os personagens do Natal e com a equipe do hospital. “O Natal é uma época de união, de amor. Aqui no hospital já fizemos muitos amigos, e é com eles que vamos compartilhar esta data. Este gesto de entregar presentes e trazer música aos nossos leitos é muito especial para todos nós”, disse.

Programação - Outras unidades de saúde vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde (Susam) preparam programação neste final de ano voltada para pacientes que passarão o Natal e Ano Novo internados. No Hospital Infantil Doutor Fajardo, no Centro, por exemplo, nesta sexta-feira (22/12), a partir das 10h, haverá entrega de presentes com Papai Noel, seguida de uma festa de confraternização entre os pacientes e funcionários da unidade.

“Esse tipo de mobilização ajuda na recuperação destas crianças, que se encontram em um momento delicado”, ressalta o diretor do hospital, Aly Nasser Ballut. Atualmente, 32 crianças estão internadas na unidade.

Os pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) também receberão presentes nesta sexta-feira (22/12). No domingo, Véspera de Natal (24/12), grupos de voluntários também realizarão confraternização para os pacientes do Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste (Joãozinho).