ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Susam reativa serviço de tomografia no HPS Platão Araújo, parado há mais de um ano

03/01/2018 14:30:39

A nova gestão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) reativou o serviço de tomografia no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Platão Araújo, na avenida Grande Circular, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. O tomógrafo estava sem funcionar há mais de um ano, quando apresentou problemas, obrigando o hospital a buscar outras unidades de saúde para realizar o exame em pacientes. Durante o feriado prolongado de Ano Novo, 50 tomografias foram realizadas na unidade.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato, a manutenção de equipamentos encontrados com defeito faz parte do planejamento da atual gestão e busca devolver a capacidade plena das unidades da rede estadual de saúde, na prestação dos serviços. “Encontramos várias unidades com equipamentos com defeito e sem funcionar e estamos buscando as soluções. Já fizemos isso no Hospital Francisca Mendes, que reativou duas máquinas de hemodinâmica e está reativando a ressonância ainda esta semana, da mesma forma que colocamos em funcionamento a ressonância do Adriano Jorge, a mamografia e o raio x da Fundação Cecon, só para citar alguns”, destacou.
O tomógrafo do Platão Araújo estava com peças danificadas e foi feita a manutenção corretiva do aparelho. Além disso, a direção da unidade investiu em melhorias estruturais da sala de tomografia, com reforço na refrigeração, para evitar o superaquecimento do aparelho. Na sexta-feira (29/12), foram iniciados os testes no equipamento e, durante a noite, já foi realizado o primeiro exame.
Manutenção será feita de três em três meses
O diretor do HPS Platão Araújo, Carlos Nossa, informou que o tomógrafo da unidade passará por manutenção a cada três meses. “Estamos investindo na manutenção preventiva do aparelho, para evitar danos mais graves, como o que deixou a máquina parada por um ano. Cada peça de um tomógrafo tem um custo muito alto, por isso é importante prevenir e ter um cuidado especial com o equipamento”, destacou.
Durante o ano em que o tomógrafo ficou sem funcionar, o hospital precisava deslocar pacientes para outras unidades de saúde para realizar o exame, sobrecarregando os demais hospitais e tendo uma despesa adicional com a logística de ambulância e equipe. “Nós atendemos os pacientes externos, quando alguma unidade apresenta problema ou alta demanda de tomógrafo, e pacientes internos, quando os médicos solicitam o exame. Nos casos de acidente, como traumatismo cranioencefálico ou AVCs, os pacientes são obrigatoriamente encaminhados à tomografia. Damos o primeiro atendimento, já fazemos a tomografia e encaminhamos o paciente ao HPS João Lúcio, que é referência em neurologia”, explicou Nossa.
Com a reativação do serviço de tomografia, o Departamento de Imagem do HPS Dr. Platão Araújo passa a oferecer um serviço mais completo à população, com exames de radiografia, ultrassonografia e tomografia. “Por ser uma das principais unidades de urgência e emergência e receber muitos pacientes com trauma, temos uma alta demanda de exames de imagem. Com este serviço reativado, garantimos um atendimento melhor e mais rápido aos nossos pacientes”, ressaltou o diretor da unidade.