ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Durante o ‘Todos Pelo Amazonas’, SUSAM leva 2 mil atendimentos a Iranduba e diminui filas da saúde

15/01/2018 08:35:00

Aproximadamente 2 mil pessoas foram atendidas gratuitamente com serviços de saúde, durante a 3ª edição do programa “Todos pelo Amazonas”, realizada, neste sábado (13/01), em Iranduba (município a 23 quilômetros de Manaus). Durante a ação, a equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM), em parceria com a Secretaria Municipal de Iranduba (Semsa-Iranduba), ofereceu consultas oftalmológicas, clínicas, além de exames e orientação sobre saúde. A população também teve acesso a ações de segurança, cidadania, social, esporte e lazer.
De acordo com a secretária-executiva adjunta de Atenção Especializada do Interior da SUSAM, Edylene dos Santos, que participou do evento, a ação uniu serviços da atenção básica e especializada, com mais de 130 servidores da saúde envolvidos.  “Esse trabalho é, principalmente, de resgate a oferta de serviços que tinham demanda reprimida no município. Oferecemos consultas especializadas, exames, vacinação, além de ações voltadas para a promoção à saúde, como orientação sobre nutrição e alimentação. São ações que se complementam e que a população precisa ter acesso continuamente. Este tipo de atividade supre o acesso a serviços para pessoas que vivem no interior”, afirmou.
Foram disponibilizados serviços de imunização, saúde bucal, acompanhamento da hipertensão e diabetes. A programação da SUSAM incluiu ainda a promoção e prevenção a doenças endêmicas, serviços de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Sífilis e hepatites virais e de prevenção ao câncer. 
Para o público feminino, foram realizadas palestras e rodas de conversas voltadas para a orientação sobre pré-natal e prevenção de doenças. A equipe da SUSAM também promoveu palestras para orientar sobre prevenção de violências, acidentes de trabalho e riscos com a exposição a agrotóxicos, além de atividades de orientação quanto à saúde do homem e os idosos receberão a caderneta para acompanhamento médico.
Visando diminuir as filas encontradas pela nova gestão da SUSAM, foi promovido também um mutirão com 100 consultas oftalmológicas para pessoas que já possuíam encaminhamento agendado pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) no município. No local, os pacientes passaram por consulta com médica oftalmologista e já realizaram os primeiros exames. Os casos mais complexos, como o do produtor Francisco Fonseca, já tiveram agendamento para mais exames e procedimentos cirúrgicos. “Moro na área rural de Iranduba há 41 anos e ainda não tinha conseguido fazer esse exame. Agora, irei fazer a cirurgia nos dois olhos. Achei muito boa a ação, pois moro em um ramal próximo e já pude fazer tudo perto de casa”, explicou Fonseca.
O professor João França também foi ao evento em busca de um check-up. Ele passou por atendimento clínico geral. “No final de ano, a gente sempre exagera um pouco, então quis fazer os exames de rotina. Saí também com encaminhamento para o urologista, já que estou com 45 anos e preciso me prevenir contra o câncer de próstata. Já fazia alguns anos que eu não fazia os exames, então agora pretendo fazer tudo”, declarou.
Saúde no interior - A secretária-executiva adjunta de Atenção Especializada do Interior da SUSAM destacou que, em 2018, o interior deve receber atenção especial da secretaria. Após acordo para normalizar os repasses da saúde aos municípios, que deixaram de ser feitos por gestões passadas, a equipe da pasta inicia nesta segunda-feira (15) uma série de viagens ao interior.
“Até março, iremos a todos os municípios. A partir desta segunda, nossa equipe estará em campo para visitar um a um, ver suas necessidades e de que forma a secretaria pode melhorar a gestão compartilhada”, frisou Edylene dos Santos. 
Todos Pelo Amazonas - O programa Todos pelo Amazonas segue determinação do governador Amazonino Mendes de integrar e aproximar cada vez mais os serviços do governo da população. Nas duas primeiras edições, mais de 40 mil pessoas foram atendidas em diversas áreas e mais de 53 mil atendimentos feitos, desde a expedição de documentos às ações de esporte, lazer e saúde, nas zonas norte e leste da capital. 
Além dos serviços de saúde, o evento contou com emissão de 1ª  e 2ª vias de Carteira de Identidade, de CPF e de Carteira de Trabalho; atendimento psicossocial à mulher vítima de violência; atendimento jurídico; emissão da Carteira Nacional de Artesão; serviços de embelezamento; exposição de artesanato; palestras, oficinas e atividades profissionalizantes; serviços de atendimento ao consumidor; atividades de educação no trânsito para crianças, culturais, esportivas e de lazer, aulas de Zumba, entre outras.
Apoio - O programa conta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Defensoria Pública do Estado (DPE), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Procom Amazonas, Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seped), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Departamento de Trânsito do Amazonas(Detran-AM), Ouvidoria Geral do Amazonas, Empresa de Processamento de Dados (Prodam), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).