ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



SUSAM cumpre agenda de acompanhamentos das ações no interior

15/01/2018 08:36:02

A Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM) inicia, nesta segunda-feira (15/01), uma agenda de visitas programadas para acontecer em 30 municípios polos e de referência até o fim de fevereiro. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato, a programação visa o acompanhamento in loco das ações planejadas pela nova gestão para o interior.

 

"Nossa equipe vem trabalhando intensamente para sanar as dificuldades encontradas no interior quando assumimos. Fizemos uma pactuação com os municípios para normalizar os repasses que não estavam sendo feitos na saúde. Agora, vamos a campo acompanhar as ações, verificar junto ao município o que está caminhando e o que precisa avançar", explicou.

 

A agenda de viagens terá início no município de Eirunepé, nesta segunda-feira e, nos dias seguintes, passará pelas cidades de Lábrea, São Gabriel da Cachoeira, Novo Airão, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Parintins, Coari, Tefé, Rio Preto da Eva, Maués, Fonte Boa, Boca do Acre e Carauari.

 

A programação é coordenada pela Secretaria Executiva de Atenção Especializada do Interior da SUSAM (SEA Interior). De acordo com a secretária-adjunta da SEA Interior, Edylene dos Santos, haverá reuniões com a equipe dos hospitais e das secretarias municipais. “Nossa equipe vai estar em campo para visitar cada município, ver suas necessidades e de que forma a secretaria pode melhorar a gestão compartilhada no âmbito da saúde”, ressaltou. 

 

Entre os municípios visitados em janeiro estão ainda Manicoré e Humaitá. Em Manicoré, a equipe deverá visitar, por exemplo, o SPA/Maternidade do distrito de Santo Antônio do Matupi, cuja obra, que foi encontrada parada pela atual gestão, está sendo retomada, além de iniciar as tratativas para a recuperação do hospital municipal, bem como a construção de um novo centro cirúrgico na unidade hospitalar de Humaitá.

  

Ainda em 2018, a nova gestão da SUSAM planeja entregar o Hospital do Careiro Castanho e uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em Itacoatiara, que em breve deverão entrar em funcionamento. A SUSAM também está investindo em ambulâncias para todos os municípios. Serão adquiridas 100 novas unidades móveis.