ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



SUSAM realiza 1,6 mil consultas oftalmológicas no interior do estado

29/01/2018 08:39:10

O programa Amazonas Saúde Itinerante, da Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM), realiza entre janeiro e fevereiro deste ano, 1.600 consultas oftalmológicas no interior do estado. Os atendimentos iniciaram no dia 13 do mês passado e já alcançaram os municípios de Iranduba, Tabatinga e Benjamin Constant. Os próximos a serem visitados são Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins.

Em média, 200 pessoas estão sendo consultadas em cada município (ver tabela). Dependendo da necessidade, o médico faz a indicação do uso de óculos para o paciente, que serão fornecidos gratuitamente pela SUSAM.

“As pessoas que precisam de óculos são identificadas pela médica, que envia a receita para Manaus, onde eles serão feitos. Depois, um representante do município vem até a Susam para receber os óculos e entregar aos pacientes”, explica a coordenadora do Programa Saúde Itinerante, Teresa Cristina.

A lista de pacientes atendidos em cada município é definida pelas secretarias municipais de Saúde, de acordo com a necessidade da população. Com os pacientes definidos, um profissional contratado pela Susam vai à cidade para realizar as consultas.

“Com esse trabalho, conseguimos atender uma demanda que em muitos municípios é grande, além de evitar que as pessoas se desloquem de suas cidades para Manaus, em busca de consulta oftalmológica”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato.

O programa Saúde Itinerante permite o acesso da população mais distante da capital ao atendimento especializado em saúde. Em 2017, foram realizadas 5,4 mil consultas oftalmológicas. Deste total, 2,2 mil pessoas apresentaram a necessidade de usar óculos.

Além das consultas oftalmológicas, o programa ofertou, no ano passado, 4,6 mil exames preventivos, 7,7 mil procedimentos odontológicos, 5,5 mil ultrassonografias, 1,7 mil exames dermatológicos, 4,4 mil testes de olhinho, entre outros procedimentos especializados.