ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Fundação Adriano Jorge forma 22 especialistas em cinco programas de Residência Médica

22/02/2018 08:36:14

O Governo do Estado do Amazonas realiza, nesta quinta-feira (22/02), a formatura de mais 22 especialistas, titulados em Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia e Otorrinolaringologia. Os novos especialistas concluíram a Residência Médica na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam).
 
A Solenidade de Formatura será às 19 horas, no Auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Avenida Carvalho Leal, 1777, Cachoeirinha.
 
A diretora-presidente da FHAJ, Christianny Sena, destacou que, com a formatura, o Hospital Adriano Jorge já contribuiu com a formação de 209 médicos especialistas para o Estado do Amazonas. “A formação médica é uma das metas do Governo do Estado, visando ampliar, qualificar e fortalecer o atendimento em saúde da nossa população”, disse Christianny.
 
De acordo com o Diretor de Ensino e Pesquisa, Raymison Monteiro, o Programa de Residência Médica é uma das ações desenvolvidas pela FHAJ, desde 2005. Monteiro, inclusive, fez parte da equipe que implantou os primeiros programas de residência no Hospital. “Hoje, a Fundação é um Hospital de Ensino, certificado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, com ótimos resultados”, disse.
 
“Formar especialistas nos programas de residência médica, é uma luta diária e envolve todos os servidores, desde os setores administrativos aos integrantes do centro cirúrgico, serviço de limpeza, todos que rodam este hospital. A formação médica de qualidade e humanizada é uma de nossas prioridades”, disse Raymison, que também enfatiza o papel dos preceptores no gerenciamento dos Programas de Residência Médica. “Temos uma equipe de excelentes professores, com responsabilidades imensas, zelando pela qualidade do ensino e acompanhando o desenvolvimento de cada médico especialista”, destacou.  
 
Ao todo serão 22 especialistas formados na FHAJ, sendo 10 de Clínica Médica, 8 de Cirurgia Geral, 2 de Ortopedia e Traumatologia, 3 de Anestesia e 2 de Otorrinolaringologia.
 
 
Histórico – A Residência Médica da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) iniciou suas atividades em 1º de fevereiro de 2005, oferecendo então 10 vagas – sendo 5 para o programa em Cirurgia Geral e 5 vagas para o de Clínica Médica.  
 
A Residência Médica foi instituída no Brasil pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977. Segundo o Ministério da Educação, conforme a Lei nº 6.932, de 07/07/1981, da Presidência da República, a RM constitui-se em uma modalidade de ensino de pós-graduação (latu sensu), destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. A RM é considerada o “padrão ouro” da especialização médica.