ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Fundação Alfredo da Matta forma residentes em Dermatologia

22/02/2018 13:44:14

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza nesta sexta-feira (23/02), às 9h, no Auditório Damião Litaiff - sede da instituição - a Solenidade de Formatura de duas Médicas Residentes – Raisa Ilena Caranhas Feitoza e Mariana Gianei Belan. O evento é de responsabilidade da Coordenação de Residência Médica da Fundação Alfredo da Matta. Desde a sua criação, a Fuam já formou 42 médicos em Dermatologia.

 

O Programa de Residência Médica no Amazonas é de responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Médica – CERMAM, hoje na presidência do Profº  Dr. Luiz Carlos de Lima Ferreira. Sua Criação foi baseada nas determinações estabelecidas nas Resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM 04 de 23/10/2007 sobre o Edital nº 02, de 27/08/2015. As áreas específicas acordadas são Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Dermatologia, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria e Radiologia , Diagnóstico por Imagem.

 

A Residência Médica trata-se de um processo seletivo destinado exclusivamente para médicos formados ou formandos em Medicina, cursando o último semestre do curso e com conclusão com data prevista. As Instituições credenciadas ficam, a partir da publicação do Edital, obrigadas a obedecer a seus ditames e as determinações da Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas. O início do ano letivo de todos os programas está previsto para o primeiro dia útil do mês de março.

 

A Fundação Alfredo da Matta, uma das credenciadas, tem como missão prestar assistência à população e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, como Centro de Referência nas áreas de Hanseníase, Dermatologia e Doenças Sexualmente Transmissíveis/ HIV, por isso, passou a ofertar a especialização em dermatologia, sua área de atuação. A Residência Médica (PRM) em Dermatologia na Fuam foi criada no ano de 1986 em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), conforme Lei nº 6.932/1981, Parecer nº 20/1987, aprovado em 02/12/1987.

 

O Programa funciona com seis vagas, sendo o primeiro ano em Clínica Médica, realizado na Fundação Hospital Adriano Jorge e os outros dois anos em Dermatologia, na Fuam, conforme Parecer nº 45/2001, aprovado em 19/04/2006. O corpo docente do PRM da Fuam é constituído de 18 preceptores, médicos e colaboradores portadores de títulos de especialização, devidamente registrados no Conselho Federal de Medicina (CFM), com capacidade de planejar, coordenar, supervisionar atividade e avaliar rendimento dos alunos.

 

Atualmente, a Coordenação da Residência Médica da Fuam é constituída por seis representantes: Coordenadora do PRM – Dra. Carla Barros da Rocha Ribas; Representante da Direção – Dra. Lucilene Sales de Souza; Supervisor do Programa de RM – Dr. Antonio Pedro Mendes Schettini; Representantes dos Preceptores do PRM – Dra. Silmara Navarro Pennini; e Representantes dos Residentes – Mariana Gianei Belan.