ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



FVS capacita profissionais de sala de vacina e fiscais de vigilância sanitária do interior

05/03/2018 08:59:55

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realiza, a partir desta segunda-feira (05/03), o Curso de Atualização em Sala de Vacina e Rede Frios. Sob a coordenação da Gerência de Imunização, o curso tem como participantes enfermeiros e coordenadores de imunização dos municípios do interior. A fundação também inicia nesta segunda um módulo de capacitação específico para 60 fiscais de vigilância sanitária de vários municípios. 

A Atualização em Sala de Vacina e Rede Frios acontece, durante todo o dia, até sexta-feira (09/03) no Instituto Benjamin Constant (IBC), situado na Avenida Ramos Ferreira, nº991- Centro. Segundo a Gerente de Imunização da FVS, Izabel Nascimento, o treinamento é necessário para manter as equipes do interior atualizadas em relação aos protocolos preconizados para a administração da vacina. "Os imunobiológicos são materiais extremamente delicados e que precisam seguir procedimentos rigorosos para que mantenha eficácia do produto", salienta. 
 
Os temas abordados são Vacinação Segura, Controle de Temperatura de Caixas Térmicas para o transporte e atividades de rotina, Eventos Adversos Pós-Vacinação, Serviço do Centro de referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização SI-PNI, entre outros.

Atualização em Vigilância Sanitária – Também nesta segunda-feira, a FVS inicia o segundo módulo do Curso de Atualização de Vigilância Sanitária, para representantes de 31 municípios do interior do Amazonas. Sessenta profissionais estão inscritos.

A capacitação vai até sexta-feira (09/03), o dia inteiro, no auditório do órgão, situado na Av.  Torquato Tapajós, nº 6132, bairro Colônia Santo Antônio. Segundo o coordenador do Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária da FVS-AM, Marcelo Izel, a Vigilância Sanitária (Visa) tem atuação na fiscalização de tudo que é oferecido para sociedade em termos de produtos e serviços. 

“Este módulo está dividido nas duas principais áreas de atuação das Visas municipais, que são justamente os produtos e serviços. Por isso, é tão necessário manter os técnicos sanitários atualizados nas ações conforme o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)”, disse Marcelo. 

Os 60 participantes do curso irão aprender mais sobre: Ações, Inspeções em Serviço de Saúde; Vigilância Sanitária em Cosméticos; Metodologia de Coleta de Produtos de Interesse Sanitário; Vigilância Sanitária em Produtos; Vigilância Sanitária em Investigação de Surtos entre outros. O terceiro e último módulo,  voltado para a capacitação dos fiscais, abordará  os Processos Administrativos (P.A.S) e está previsto para ser realizado no período de 23 a 27 de abril.