ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



FMT forma 26 especialistas e recebe nova turma para Programa de Residência Médica

05/03/2018 09:12:56

O Governo do Amazonas realiza, nesta quinta-feira (01/03), a formatura de 26 especialistas, que concluíram os programas de residência médica e multiprofissional em saúde, da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Na ocasião, mais 26 novos residentes irão ingressar na instituição, que é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam). A solenidade de formatura dos residentes e recepção dos novos alunos será  às 9h30, no auditório Doutor Luiz Montenegro, na FMT-HVD, localizada na Avenida Pedro Teixeira.

 

No programa de residência médica, serão entregues títulos aos médicos que concluíram especialização em Infectologia, Pediatria, Hepatologia e Dermatologia. Já no programa multiprofissional em saúde, estão se formando especialistas em Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem. Os 26 novos alunos que estão ingressando agora também estão distribuídos entre esses dois cursos.

 

As turmas reúnem profissionais do Amazonas, de outras regiões do Brasil e até do exterior, segundo a professora doutora Kátia Cruz. “Formamos aqui médicos com capacidade de atuar muito bem nas áreas que escolheram. A formação deles foi realizada não somente na FMT, mas em toda a rede estadual de saúde”, ressalta.

 

Os programas incluíram experiências de clínica médica com estágios em instituições conveniadas, como por exemplo, a Fundação Hospital Adriano Jorge, Pronto Socorro 28 de Agosto e Pronto Socorro João Lúcio, unidades da Susam, além das maternidades estaduais.

 

O programa -  A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação (curso de especialização), caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, com a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

 

Os Programas de Residência Médica desenvolvidos na FMT-HVD são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O PRM de Infectologia foi o primeiro programa criado pela FMT-HVD, em 1981, com o nome inicial de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Em 2007, foi criado o programa de Dermatologia, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. No ano de 2011, a CNRM concedeu o credenciamento em Medicina Tropical, quarto ano de Infectologia, com duração de um ano.