ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Policlínicas e FHAJ oferecem conscientização e exames sobre doenças crônicas renais às mulheres

07/03/2018 17:42:04

No dia 8 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, é celebrado também o Dia Mundial do Rim. Por isso, as policlínicas gerenciadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) terão programação especial para o público feminino, voltada à prevenção de doenças crônicas renais. A agenda envolve desde ações de conscientização a oferta de exames.


Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a doença renal crônica consiste na perda lenta e gradual do funcionamento dos rins, cuja principal função é filtrar resíduos e excesso de líquidos do sangue. À medida que os rins falham, os resíduos se acumulam. Os sintomas se desenvolvem lentamente e não são específicos da doença. Algumas pessoas não apresentam sintomas e são diagnosticadas por exames laboratoriais, por isso é importante fazer exames de rotina.

 

“Em todo o mundo, há um aumento no número de pessoas que precisam de hemodiálise e transplante renal, e a principal causa da insuficiência renal são as doenças renais crônicas. Esta ação é importante para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde dos rins”, declarou a coordenadora estadual de Transplante, Leny Passos.

 

O médico urologista da FHAJ, Ítalo Cortez, destaca que as mulheres, tradicionalmente, procuram acompanhamento médico para variados sintomas. “Neste Dia da Mulher, alertamos para a atenção aos exames da função renal e hepática. Em especial, o de dosagem de creatinina que identifica o quanto os rins estão filtrando o sangue e se está eliminando as impurezas do organismo. Este exame deve fazer parte do acompanhamento de rotina”, afirmou. Ele ressalta ainda que o diagnóstico precoce é essencial para evitar a perda total da função renal.

 

Cortez informa ainda que todos devem estar atentos, especialmente pacientes com diabetes e pressão alta, mas aconselha às mulheres a atentarem para infecções urinárias de repetição. “Variados fatores devem ser levados em conta, mas é essencial que as mulheres insiram na rotina de exames a dosagem de creatinina. Além disso, aumentar a ingestão de líquidos, diminuir o consumo de sal e o excesso de carnes vermelhas são os demais cuidados essenciais para todos, em especial para as mulheres”, destacou. 

 

Programação especial  - Nesta quinta-feira (08/03), as policlínicas da capital distribuirão folders de orientação sobre os cuidados com os rins e oferecerão os serviços de cálculo do IMC e verificação da pressão arterial. Além disso, cada unidade de saúde terá uma programação diferenciada.  No Centro de Hemodiálise da Fundação Hospital Adriano Jorge, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, serão promovidas palestras de orientação, sessão de maquiagem e massagem para os pacientes e acompanhantes, além de apresentação musical.