ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Fundação Alfredo da Matta presta assessoria técnica internacional em Hanseníase

09/03/2018 13:23:07

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), assinou acordo de Assessoria Técnica na área de Hanseníase, com a Colômbia e o Haiti, países da América Latina e Caribe. A unidade é Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), para controle, treinamento e pesquisa em Hanseníase e é credenciada como Centro de Referência para a realização de treinamentos, cursos e assessorias técnicas em suas áreas de atuação. O acordo foi intermediado pela OPAS, organismo internacional que integra a OMS, como escritório regional nas Américas e Caribe. 

 

Segundo o diretor presidente da Fuam, Helder Cavalcante, os acordos de Assessoria Técnica foram fechados neste primeiro trimestre de 2018 e já têm agenda programada. “Tanto no Haiti como na Colômbia, já fizemos os primeiros contatos, discutimos de que forma a Fuam pode colaborar e estamos elaborando propostas de ação. No Haiti, já tivemos uma primeira experiência com a ida de um especialista para aquele país. Para a Colômbia, estamos elaborando proposta para padronização de procedimentos laboratoriais e treinamento de profissionais nesta área”, explica Helder Cavalcante.

 

No Haiti, a assessoria iniciou ainda em fevereiro, com viagem de um médico especialista da Fuam para aquele país. O objetivo inicial foi avaliar aspectos epidemiológicos da Hanseníase local e propor outras ações de apoio técnico, como por exemplo, treinamentos na área. Para a Colômbia, a proposta é realizar assessoria técnica para a padronização de procedimentos para realização do exame baciloscópico, nos laboratórios colombianos.

 

Também está no escopo do projeto, a elaboração de propostas de treinamento em baciloscopia. “Já nos colocamos à disposição da OPAS e do Governo da Colômbia, no sentido de ampliar nossa Assessoria Técnica, enviando profissionais especialistas da Fuam para o país, para a realização de treinamentos em baciloscopia, exame complementar ao diagnóstico da Hanseníase”, destaca o diretor presidente da Fuam.

 

Intercâmbio em HIV/Aids – Atendendo à solicitação do Ministério da Saúde (MS), a Fuam recebe no período de 02 a 06 de abril, quatro profissionais médicos de Curitiba/Paraná, para estágio na área de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids. O objetivo é acompanhar o trabalho da equipe da Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Fuam e todo o trabalho realizado por um Centro de Referência nesta área.

 

Os profissionais atuam no Projeto “A Hora é Agora”, uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do MS, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC), Grupo Dignidade, Universidade Federal do Paraná e Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

 

A Fuam é referência no tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) / HIV/ Aids e é credenciada pelo MS como um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Desde dezembro de 2016, a Fuam estruturou um Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids (SAE), que atualmente assiste a cerca de 350 pacientes portadores do vírus HIV.