ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Dermatologia em debate na Programação Científica da Fundação Alfredo da Matta

16/03/2018 14:15:32

Entre os dias 21 e 23 de março, a Fundação Alfredo da Matta (Fuam) será a sede de dois eventos científicos: a Palestra de Atualização Científica - Dermatologia Oncológica em Hamburgo/Alemanha, que acontece no dia 21 de março, e a VI Jornada de Dermatopatologia, dias 22 e 23 de março, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Amazonas (SBD/AM), em parceria com a Fuam.

 

Centro de Referência nacional e internacional em pesquisa em suas áreas de atuação, a Fundação Alfredo da Matta, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) promove e apoia periodicamente eventos científicos. As palestras que serão realizadas na próxima semana, na Fuam, envolvem temas como câncer de pele, dermatites, dermatoses bolhosas, alopecias, linfomas, dentre outros; conteúdos que serão apresentados por especialistas nas áreas.

 

Dermatologia Oncológica – A médica Andrea Vanegas – dermatologista do Bundeswehr Hospital de Hamburgo, Alemanha – será a palestrante do dia 21 de março, com o tema Dermatologia Oncológica. A palestra acontece no Mini auditório da Fuam, a partir das 9h30 e tem como público-alvo médicos dermatologistas e residentes. Os interessados devem confirmar presença, enviando e-mail para sbd.reg.am@gmail.com. O evento é gratuito, mas restrito para especialistas.

 

A dermatologia oncológica envolve diagnóstico e tratamento de câncer de pele, um dos que mais comete a população brasileira. 

 

Jornada de Dermatopatologia – Nos dias 22 e 23 de março, no Auditório Damião Litaiff, de 8h às 18h, acontece a  VI Jornada de Dermatopatologia da SBD/AM. Serão dois dias de palestras com especialistas da Fuam e duas médicas dermatologistas convidadas de Belém (PA) –  a professora Mestre Maraya Bittencourt e a professora Mestre Josie Eiras dos Santos.

 

A Jornada de Dermatopatologia reunirá médicos dermatologistas associados da SBD/AM, médicos patologistas, residentes de dermatologia, residentes de anatomia patológica e patologia bucal, e os mestrandos em ciências aplicadas à dermatologia, curso promovido pela Fuam e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 

Os interessados devem fazer inscrições junto à coordenação da SBD/AM, através do telefone (92) 98139-6128. Informações também podem ser obtidas pelo e-mail sbd.reg.am@gmail.com. O valor da inscrição para a Jornada é de R$ 50,00.

 

A dermatopatologia é uma área médica que trata do estudo das doenças de pele em nível microscópico. Patologistas e dermatologistas trabalham em estreita colaboração. Este ano a VI Jornada de Dermatopatologia da Fuam abordará temas como Dermatites psoriasiformes e espongióticas, cistos e tumores epiteliais benignos, dermatoses bolhosas intra-epidérmicas e sub-epidérmicas, alopecias e vasculites, linfomas, doenças granulomatosas, dentre outros. Ao final os participantes realizarão exercícios, com estudo de casos. A Jornada é também uma espécie de curso preparatório para a prova de título em especialista em dermatologia, aplicada pela SBD. Os temas da Jornada contemplam o conteúdo programado para a prova, no que se refere ao diagnóstico das dermatoses, através da histopatologia.