ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Ortopedista da FHAJ é o único brasileiro a palestrar em curso internacional, na Índia

26/03/2018 15:24:00

O médico ortopedista da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Marcos George de Souza Leão, foi o único brasileiro selecionado como convidado internacional a palestrar no 8º Curso da Meril Academy, em Vapi, Gujarat (Índia), no período de 23 a 25 de março. O curso é direcionado aos preceptores do “Fellow” em Cirurgia de Joelho (R4).

 

Unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), a FHAJ é referência em ortopedia na rede estadual. Desde 2014, o Serviço de Ortopedia e Traumatologia da FHAJ é credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) para ofertar vagas de R4 em cirurgia de joelho. Entre os cinco programas de Residência Médica, a FHAJ oferta vagas para Ortopedia e Traumatologia, com duração de três anos (R1, R2 e R3).

 

“O Fellow é uma etapa da formação médica, comum em serviços médicos internacionais, ofertada após a conclusão da Residência Médica, que dura três anos. É uma forma de proporcionar ao recém-formado/especialista a troca de experiência, ou seja, seguir um médico mais experiente. O estágio não é remunerado”, observa Marcos George, coordenador do Serviço de Cirurgia de Joelho na FHAJ. O médico também é membro efetivo da SBCJ e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).

 

Segundo o médico, o curso realizado na índia tem como diretor Hemant Pandit, professor de cirurgia ortopédica da Universidade de Leeds (Inglaterra) e da Universidade de Oxford. Durante o curso, haverá demonstração de cirurgias, em tempo real, com cinco profissionais convidados e palestras de três convidados internacionais, sendo ele e mais dois egípcios.

 

Marcos George irá falar no dia 24, sobre Correção da Deformidade em Varo na Artroplastia Total de Joelho. O programa selecionou ainda 33 cirurgiões ortopedistas para ensino e capacitação, de países de baixa e média rendas, da Ásia e África.