ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Hemoam realiza integração de candidatos convocados em concurso da Susam

06/04/2018 08:25:47

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está realizando, nesta semana, o processo de integração dos servidores convocados do concurso da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realizado em 2014. A programação segue até esta quinta-feira (05/04). Um total de 71, dos 101 convocados, assumiu os cargos.
A programação de recepção teve início na segunda-feira (02/04), quando os novos servidores foram recebidos no auditório da Instituição pelo diretor-presidente do Hemoam, o médico Nelson Fraiji, que iniciou sua apresentação desejando as boas vindas e parabenizando aos concursados. Fraiji relatou a história de construção do Hemocentro, quando no passado iniciara suas atividades, numa sala pequena do Hospital Getúlio Vargas e destacou a participação essencial dos servidores ao longo desses 35 anos de Fundação.
“Na nossa instituição, quando nós construímos um projeto, não é o prédio, não é o equipamento que fazem a diferença, são as pessoas. O que elas oferecem com seu compromisso. Por isso, nós entendemos que o maior patrimônio desta instituição são seus recursos humanos”, declarou.
Em seguida, o presidente explicou os programas de incentivo à formação do servidor, prêmio de produtividade e a política do Hemoam em tomar decisões coletivas, por meio de plenárias realizadas com os servidores. Também ressaltou algumas das conquistas do hemocentro, como ser referência nacional em qualidade na hemoterapia, certificação ISO 9001:2008 e o processo de certificação da Associação Americana de Banco de Sangue (AABB).
A programação seguiu pelos chefes de Departamentos das áreas estratégicas do Hemoam, com a participação do gestor, Mário Sérgio, do setor de qualidade, explicando sobre a “Biossegurança nos serviços de Hemoterapia/Hematologia” e conscientizando os servidores da importância de usar os equipamentos de proteção individual (EPI). A psicóloga Rosângela Castro, servidora há 30 anos do Hemoam, discorreu sobre o tema “humanização: compromisso de todos”, explicando o bom atendimento e acolhimento aos pacientes. “Temos que olhar para o outro como se olhássemos para nós mesmos”, declarou a psicóloga, fazendo uma alusão ao cuidado que o Hemoam tem com as pessoas.
Com o tema “Administração do Hemoam”, a advogada Adriana Trindade, da assessoria jurídica, explanou sobre os sistemas administrativos e político da Instituição. “O Hemoam é uma Instituição ousada e prioriza seus pacientes e usuários”, disse. Em seguida, a última apresentação do dia, ficou com a chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa, Alessandra Araújo, explicando sobre as atividades do programa de incentivo à pesquisa, entre eles, o mestrado em Hematologia, cursos de capacitação e programa de apoio de iniciação científica (Paic).
Prosseguimento - No segundo dia de integração, realizado na terça-feira (03/04), a gerente do Departamento de Atendimento ao Paciente, médica Socorro Sampaio, apresentou o corpo técnico e as atividades desenvolvidas nas gerências médicas, Same, enfermagem, farmácia e equipe multidisciplinar. O gerente do setor de Imunohematologia, Sérgio Albuquerque, explicou sobre a produção de hemocomponentes. A integração do dia foi concluída pelo gerente George William, apresentando o Hemoam Diagnósticos.
Jefferson Santos, de 37 anos, foi um dos classificados no concurso e atuará no cargo de enfermeiro. Ele compartilhou que está encantado com a história do Hemoam e a interação da equipe. “Sou doador de sangue desde 2000 e sempre quis trabalhar no Hemoam, apesar de não conhecer bem. Estou ansioso para começar os trabalhos. As minhas expectativas com o Hemoam estão sendo positivas”, disse.
Na quarta-feira (04/04), os servidores receberam orientação do Fundo de Previdência do Estado do Amazonas (Amazonprev) e participaram do Hemotur, atividade institucional que apresenta os principais setores por meio de um passeio, nos blocos da instituição. A semana de integração será encerrada nesta quinta-feira (5) com um treinamento específico, conforme área de atuação e cargo dos convocados, para que possam iniciar suas atividades na próxima segunda-feira (09/04).
Concurso Susam 2014 – No mês de fevereiro, o Governo do Amazonas divulgou o decreto de convocação de 428 classificados no concurso feito em 2014. A Susam priorizou 379 aprovados para as Fundações de Saúde, entre elas, a Fundação Hemoam que convocou 101 novos servidores.
De acordo com a gestora do RH da fundação, Geane Lopes, até o momento, dos 101 concursados para o Hemoam, apresentaram-se 71 servidores. A gestora explicou que as vagas remanescentes criadas pelas ausências dos titulares convocados serão preenchidas, de acordo com o processo de chamada para os segundos colocados do concurso.