ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Profissionais do interior participam de curso sobre doenças imunopreveníveis e toxoplasmose

10/04/2018 16:44:25

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) iniciou, nesta segunda-feira (09/04), o curso de Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis e Toxoplasmose Gestacional e Congênita, para profissionais de saúde de 24 municípios do Amazonas, incluindo Manaus. O treinamento segue no horário das 8h às 17h, até quinta-feira, no auditório de entomologia, da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), situado o bairro Dom Pedro.
 
De acordo com a coordenadora do curso, Angela Desirée, a capacitação  faz parte do processo contínuo e sistemático de vigilância dos eventos relacionados à saúde, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). "É uma oportunidade para aprimorar o planejamento da gestão de saúde dos municípios e reforçar a importância dos fluxos, como por exemplo, a notificação de caso suspeitos de doenças de notificação compulsória, para desencadear as atividades de prevenção, monitoramento e prevenção em tempo oportuno", destaca.  
 
Angela explica que durante o treinamento algumas doenças serão destacadas. "Os participantes serão orientados a identificar e analisar o perfil epidemiológico do município de acordo com as suas características locais e implementar as ações de prevenção e controle de doenças exantemáticas, febre amarela, sarampo, rubéola, tétano acidental/neonatal e toxoplasmose gestacional ou congênita", informa.  
Os municípios que participam do treinamento são: Barcelos, Borba, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Manaus, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Silves, Tabatinga e Tefé.
 
INTERIOR -  Os técnicos da FVS irão realizar a capacitação Atualização em Sarampo, no município de Parintins, de 10 a 12 de abril. A ação faz parte do plano para o enfrentamento da doença no Estado. Simultaneamente, outra equipe da FVS realiza treinamento em São Gabriel da Cachoeira, sobre Doenças transmitidas por Aedes aegpti. Na ocasião, a equipe, que permanece no município até sexta-feira (13), abordará doenças exantemáticas, com destaque para sarampo.