ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Especialista da Fuam ministra capacitação sobre hanseníase em Belém, no Pará

10/04/2018 16:48:50

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) será uma das instituições parceiras na realização da Capacitação em Prevenção de Incapacidades Físicas que acontece na cidade de Belém, no Pará, no período de 10 a 13 de abril. Credenciada pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência Nacional para o Programa Nacional de Controle e Eliminação da Hanseníase, a Fuam enviará uma profissional especialista para coordenar a capacitação e atuar como colaboradora nas ações de Prevenção de Incapacidades que ocorrerão no mesmo período do curso, na capital paraense.

Segundo o diretor presidente da Fuam, Helder Cavalcante, o treinamento levará conhecimentos atualizados sobre a prevenção de incapacidades físicas, considerando a expertise da Fuam nesta área. Participará do evento a enfermeira Maria Anete Queiroz.

“O objetivo é realizar capacitação de profissionais da saúde para implementação e monitoramento das atividades básicas de Prevenção de Incapacidades Físicas em Hanseníase, com procedimentos padronizados e já com as últimas atualizações determinadas pelo Ministério da Saúde, como, por exemplo, a força muscular como forma de avaliação do grau 1 de incapacidade física nos pacientes de Hanseníase”, explica o diretor presidente da instituição.

Para a enfermeira Maria Anete Queiroz que representará a Fuam no evento, a capacitação é uma oportunidade para os profissionais se atualizarem e melhorarem a qualidade do atendimento. “É importante todos os profissionais atuarem de acordo com as normas do Ministério da Saúde, utilizando a mesma metodologia, para fortalecer as ações de vigilância, atenção e controle da Hanseníase no Brasil”, ressaltou Maria Anete Queiro.

A Fuam atua em consonância com as novas normas do Ministério da Saúde, tendo inclusive sido avaliada positivamente, em fevereiro deste ano, pelo órgão, quanto à  aplicação correta dos procedimentos de avaliação do grau de incapacidades físicas dos pacientes dentro da instituição. 

A Capacitação em Prevenção de Incapacidades Físicas é uma parceria entre municípios, Estados e o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE), órgão do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT)/Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

Formação também no Estado do Piauí

Entre os dias 9 e 11 de maio, ocorrerá outra capacitação, desta vez no Piauí. O evento faz parte do Projeto Roda-Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase, realizado pela Coordenação-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE/MS), em parceria com a Fuam, Novartis Brasil e Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tubercolosos (DAHW Brasil). A agenda ocorrerá em municípios de estados contemplados com o roteiro da Carreta no ano de 2018: Piauí, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

A Fuam foi convidada para atuar como parceira cedendo um especialista médico na área da Hanseníase para capacitar médicos da Atenção Primária à Saúde, que irão atuar na Carreta no município de Paulistana, no Estado do Piauí. A capacitação será sobre diagnóstico e manejo clínico em Hanseníase.

A Carreta da Saúde – Hanseníase é uma unidade itinerante pertencente à Novartis Brasil que conta com consultórios e laboratório, atuando desde 2009 no apoio a ações de enfrentamento da Hanseníase no país.