ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



FVS informa o registro de 422 casos notificados de sarampo no Amazonas

10/05/2018 12:17:00

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), informa o registro de 422 casos notificados de sarampo no Amazonas (capital e interior), 64 a mais, no espaço de uma semana. Os números constam na 7ª edição do Boletim Epidemiológico, divulgado nesta quarta- feira (09/05), por meio da Sala Estadual de Resposta Rápida para Surto de Sarampo do Amazonas.
 
Das 422 notificações, 395 casos são de Manaus, 62 a mais em relação ao último boletim. No interior, são 27 notificações, duas a mais do que o registrado na semana passada, sem inclusão de novos municípios. São 06 casos em Humaitá, 06 em Parintins, 05 em Tefé, 02 em Iranduba e 01 em Anori, Beruri, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira e Careiro da Várzea.
 
Permanecem como únicos casos confirmados da doença no Estado os 30 registrados em Manaus. Foram descartados 47 em Manaus e 04 do interior, referentes aos municípios de Anori, Beruri, Iranduba e São Gabriel da Cachoeira. Ainda de acordo com o boletim, o Estado investiga 341 casos notificados.  

O diretor presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, reforça que a vacina contra sarampo está disponível para o público alvo em todas as unidades de saúde. "O Amazonas está abastecido com estoque estratégico de vacina tríplice viral, portanto, é fundamental a adesão da população para fortalecer a luta contra o sarampo", disse.    

Busca retrospectiva- Até o fechamento desta edição do Boletim foram avaliados, na busca retrospectiva de casos suspeitos,  aproximadamente 350.488 prontuários, de unidades de saúde de urgência e emergência de Manaus. Destes, a equipe de vigilância epidemiológica da FVS identificou 50 casos suspeitos de sarampo.