ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Susam vai ampliar oferta de cirurgias de catarata e procedimentos oftalmológicos

11/05/2018 14:34:01

 

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) está ampliando o atendimento em oftalmologia, com a contratação de 3,2 mil cirurgias de catarata a serem realizadas até o mês de julho, além dos 830 procedimentos que já são feitos por mês, em média.

 

Para ampliar a oferta deste tipo de cirurgia, a Susam está selecionando entidades privadas, para prestar os serviços por meio de convênio com Sistema Único de Saúde (Sus). O edital de chamada pública nº 001/2018 está em curso e deve ser concluído nos próximos dias. A secretaria também está programando editais para ampliar as ofertas de consultas ambulatoriais de oftalmologia.

 

Segundo o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, a atual gestão vem adotando medidas que permitam ampliar a oferta de atendimentos especializados e essa é uma delas, numa área onde há grande demanda.

 

São exemplos, também, as campanhas de mobilização, como a que ocorreu no período de 19 de fevereiro a 28 de março, ampliando a oferta de atendimento ambulatorial em oftalmologia. Nesse período, num esforço concentrado, policlínicas e prestadores de serviço realizaram 1.538 atendimentos.

 

Participaram da mobilização as policlínicas Antônio Reis, Antônio Aleixo, Codajás, Gilberto Mestrinho e Zeno Lanzini, além da Clínica de Olhos Harley Street, Clínica de Ultra Som de Olhos, Vision Clínica, Instituto de Oftalmologia de Manaus, Instituto de Cirurgia Ocular do Norte, Cedoa e Hospital Universitário Getúlio Vargas.

 

Interior – No interior, por meio do programa Amazonas Saúde Itinerante, a Susam realizou, entre janeiro e fevereiro deste ano, 1.500 consultas oftalmológicas. Os atendimentos foram realizados nos municípios de Iranduba, Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins.

 

Nessas consultas, dependendo da necessidade, o médico faz a indicação do uso de óculos para o paciente, que são fornecidos gratuitamente pela Susam.

 

A lista de pacientes atendidos em cada município é definida pelas secretarias municipais de Saúde, de acordo com a necessidade da população. “Com esse trabalho, conseguimos atender uma demanda que em muitos municípios é grande, além de evitar que as pessoas se desloquem de suas cidades para Manaus, em busca de consulta oftalmológica”, afirma Francisco Deodato.

 

Balanço – Em 2017, foram realizadas, por meio do Programa Amazonas Saúde Itinerante, 5,4 mil consultas oftalmológicas. Deste total, 2,2 mil pessoas apresentaram a necessidade de usar óculos. O programa Saúde Itinerante permite o acesso da população mais distante da capital ao atendimento especializado em saúde.