ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Vigilância Epidemiológica é tema de capacitação na FVS

14/05/2018 17:33:18

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realiza, a partir desta segunda-feira (15/05), treinamento em Vigilância Epidemiológica para profissionais de saúde do interior do Estado. O treinamento será das 8h às 17h, na sede da Fundação, situada na avenida Torquato Tapajós, nº 4.010, bairro Colônia Santo Antônio, zona norte da cidade.


A coordenadora do Curso, Adelaide Nascimento, informa que a capacitação técnica visa preparar os profissionais de vigilância, atenção básica e da área indígena para atuar em epidemiologia aplicada no serviço. "Esse profissional será treinado para identificar as variáveis da epidemiologia, interpretar os indicadores de morbidade e mortalidade, tendo em vista sua utilização prática, conhecer os principais sistemas de informações e, sobretudo, investigar casos suspeitos de acordo com os critérios epidemiológicos", informou. 


Para a coordenadora de vigilância epidemiológica de Ipixuna, Paula Augusta, é essencial promover treinamento voltado para as emergências de saúde pública. "Eu, aqui, serei a multiplicadora no meu município, repassando as informações para o restante da equipe e assim, ajudar a melhorar a qualidade da prestação de serviços à saúde da população", disse.


A capacitação termina no dia 18 de maio e o conteúdo programático contempla os seguintes temas: "Construção da Vigilância em Saúde", "Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica", "Medidas de Saúde Coletiva e Método Epidemiológico", "Análise de Situação de Saúde", entre outros. Ao todo, participam 28 profissionais das secretarias municipais de saúde dos municípios: Anamã, Alvarães, Barcelos, Ipixuna, Guajará, Santo Antônio do Içá, Santa Izabel do Rio Negro, Tefé, Pauiní e Tapuá.