ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Unidades de urgência e emergência do estado funcionarão normalmente no feriado

13/11/2018 09:55:00

As 26 unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde em Manaus funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o feriado prolongado, entre os dias 15 e 20 de novembro. 

 

O período compreende os feriados de 15 de novembro (Proclamação da República) e 20 (consciência negra), além de pontos facultativos decretados pela gestão Amazonino Mendes. 

 

Estarão funcionando os sete prontos-socorros, as sete maternidades, os nove serviços de pronto atendimento (SPAS), as duas unidades de pronto atendimento (UPA) - Campos Sales, no bairro  Tarumã e  José Rodrigues, na Cidade Nova -, além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro. 

 

As unidades realizam atendimento de urgência e emergência, incluindo os procedimentos cirúrgicos e internações. 

 

Os SPAS e UPAS possuem infraestrutura para o atendimento de urgências e emergências de baixa complexidade, como mal estar súbito, pequenos ferimentos, cefaleia (dor de cabeça) e outras dores, vômitos, entre outros.   Os casos mais graves devem se dirigir aos prontos-socorros. As maternidades oferecem o atendimento às mulheres gestantes. 

 

Nas unidades que atendem com consulta agendada – como é o caso dos serviços ambulatoriais do centro de atenção à melhor idade (CAIMI) e do centro de atenção integral à criança (CAIC), policlínicas e fundações –, não haverá atendimento no feriado prolongado.   O funcionamento destes serviços será retomado na quarta-feira (21/11), a partir das 7h.