ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



“Higienize as mãos”, campanha contra a resistência microbiana no Pronto-Socorro da Criança

27/11/2018 13:50:48

Com a intenção de garantir um reforço sobre a importância da higienização das mãos, o Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste realiza a campanha “salve vidas, higienize as mãos”. As atividades principais da campanha aconteceram entre 22 e 23 de novembro na unidade, com dinâmicas interativas, sorteios e distribuição de brindes.


O evento, que contou com a parceria das universidades Nilton Lins, Estácio e Uninorte, trouxe o tema para dentro da unidade de forma lúdica, envolvendo colaboradores e pacientes das enfermarias. Houve dança, música, distribuição de brindes, palestras sobre a técnica correta de higienização das mãos e sorteio de camisa da campanha.

De acordo com a responsável pela Comissão de Controle e Infecção Hospitalar (CCIH) do HPCS Zona Leste, Aline Moreno, o hábito de higienizar as mãos no ambiente hospitalar é importante para evitar infecções. “Manter as mãos limpas pode evitar uma série de infecções e salvar vidas. As mãos são um veículo eficiente para a transmissão de infecções e bactérias. Esse evento tem o objetivo de conscientizar que o hábito de higienizar as mãos é a única forma eficaz de prevenir a disseminação de infecção e salvar vidas. Se não, em breve, não teremos mais formas terapêuticas suficientes para combater os microorganismos”, declarou.


A enfermeira Cinthia Batista, chefe de enfermagem, afirma que o evento foi importante, pela oportunidade de reforçar a conscientização de todos na unidade, pacientes e profissionais. “O tempo e a correria faz com que percamos o hábito da higienização, por isso é bom renovar o bom costume, reforçar novamente o que beneficia não só o funcionário, mas também o foco principal que é o paciente”, afirmou.