ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Seminário debate 10 anos de produção científica na FHAJ

12/12/2018 14:08:51

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), inicia nesta quinta-feira (13/12), às 9 horas, o “Seminário PAIC & CEP: Uma Década Produzindo Conhecimento”. O evento científico será no auditório da FHAJ, localizado na avenida Carvalho Leal, 1778, Cachoeirinha, e irá debater, entre pesquisadores e estudantes de graduação, 10 anos de implantação do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) e também do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

 

O diretor de Ensino e Pesquisa (DEP) da FHAJ, Raymison Monteiro, destaca que a busca pela excelência médica é constante na Fundação. “Este evento celebra a produção científica, além de promover reflexão sobre a pesquisa no âmbito do Hospital Adriano Jorge”, disse Raymison. A diretora-presidente, Christianny Sena, disse que em 10 anos de implantação do PAIC/FHAJ, já foram 320 projetos, incluindo a edição que está finalizando esse semestre.  

 

Nesta quinta-feira (13/12), a programação terá lançamento dos Anais do PAIC, exposição dos trabalhos dos bolsistas e premiação dos trabalhos de destaque, mesas-redondas com o depoimento de ex-bolsistas no programa, palestras sobre Ética na Pesquisa, com Dr. Honoris Causa João Bosco Botelho e do diretor Técnico Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Dr. Dércio Luiz Reis.

 

Na sexta-feira (14/12), as atividades serão executadas pela Coordenação de Residência Médica (COREME) da FHAJ, com apresentação dos trabalhos dos residentes e mesa-redonda sobre “Ética em saúde: Questões culturais e históricas do processo de saúde e doença”, com o pesquisador Enildo Bezerra que abordará o tema “Testemunhos de Jeová, um desafio médico e ético”. O professor João Paulo Barreto Bahserikiwi falará sobre “Centro de Medicina Indígena: Experiências” e a professora da Fiocruz, Dra. Evelyne Mainbourg, abordará “Saúde, ambiente e condições de vida das populações amazônicas: diálogos e soluções para os desafios da saúde”.

 

O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).

 

Informações:

 

Data: 13 e 14 de dezembro de 2018

Local: Auditório - Fundação Hospital Adriano Jorge.

Horário: 8h – 17h (1º dia)

     8h – 12h (2º dia)

Inscrições: R$30,00 - sala do PAIC.

Mais informações: (92) 3612-2428 / 3612-2429