ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Susam entrega ambulâncias novas para 10 unidades de saúde da capital

19/12/2018 09:25:50

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), entregou nesta terça-feira (18/12) 10 novas ambulâncias para as unidades de saúde da capital. Os veículos vão reforçar o transporte de pacientes de maternidades, prontos-socorros e de Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs/UPAs) localizados na capital amazonense.

As ambulâncias fazem parte de uma compra de 110 veículos zero quilômetro adquiridos pela Susam para recuperar o serviço de remoção de pacientes nas cidades e também entre os municípios. Todas os 62 municípios do Amazonas receberam os veículos.

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, informou que, ao assumir a Susam, a atual gestão identificou que o socorro a pacientes por meio de ambulâncias, em quase todas as localidades do Amazonas, vinha funcionando de forma improvisada e precária.

“Com a entrega destas 10 ambulâncias, estamos concluindo esta missão, após termos identificado a dificuldade que cada um dos municípios tinha em remover pacientes quando precisavam de tratamento fora do seu próprio município, ou até mesmo dentro da própria cidade. É gratificante ter conseguido contribuir nesse processo, porque de fato era uma situação muito indigna o modo como eles vinham sendo transportados”, disse Deodato.

Das 110 ambulâncias adquiridas pelo Estado, 78 foram destinadas ao interior e 32 à capital. Das ambulâncias destinadas a Manaus, dez foram para o SAMU. As outras 22 ficaram reservadas para as unidades de saúde e serviço de remoção da capital.

A secretária executiva adjunta de Atenção especializada da capital, Joselina Nobre, da Susam, disse que os veículos irão melhorar o tempo de resposta do atendimento. Segundo ela, o critério de definição para a distribuição das ambulâncias foi o volume de atendimento das unidades.

“A ambulância tem muita utilidade nessas unidades, porque ela dá agilidade na remoção do usuário, e isso significa salvar vidas”, afirmou Joselita.

Uma das unidades contempladas com uma ambulância nova foi o SPA Danilo Corrêa, localizado no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. Segundo a diretora do SPA, Patrícia Carvalho, o veículo chega em boa hora, uma vez que até então dependia de outras unidades para fazer a remoção de pacientes.

“A demanda do SPA Danilo Corrêa é muito grande, principalmente, por ele ser referência na zona Norte, e nós ficamos esse ano sem ambulância. Quem ganha hoje são os pacientes da unidade e estamos muito felizes por recebermos essa ambulância”, comentou Patrícia.

As unidades que receberam ambulâncias novas são: SPA Danilo Corrêa; UPA Campos Sales; SPA Joventina Dias; SPA São Raimundo; Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste; Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo; Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul; Maternidade Azilda; Instituto Dona Lindu; e Hospital Geral Dr. Geraldo da Rocha.

FOTOS: ROBERTO CARLOS/SECOM

____________________________

Roseane Mota/ Lúcio Pinheiro

Secretaria de Estado da Saúde - SUSAM

Assessoria de Comunicação

(92) 98407-1699