ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Secretário da SEA/Interior inspeciona instalações e serviços de hospital em Iranduba

18/01/2019 09:41:49

Dando continuidade ao planejamento de visitas nas unidades de atendimento da Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM), o titular da Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada ao Interior (SEA Interior), Cássio Roberto do Espírito Santo, realizou na noite desta quarta-feira (16/01) uma inspeção no Hospital Regional Hilda Freire – Dona Cabocla, localizado no município de Iranduba, distante 40 km da capital, para avaliar o funcionamento das instalações e problemas como a falta de medicamentos e materiais cirúrgicos.


O Hospital Hilda Freire foi a primeira unidade do interior a receber visita, medida tomada pela nova gestão da Susam, a fim de identificar falhas na execução dos serviços e analisar a qualidade do atendimento ao usuário. De acordo com o secretário da SEA Interior, a visita ajudou para identificar as prioridades imediatas do hospital.


“Verificamos as dificuldades e conversamos com os profissionais, para que a Susam, em parceria com os municípios, possa resolver esses problemas. O Estado tem um papel importante de monitorar, avaliar, acompanhar e apoiar na prestação do serviço de saúde à população. Por isso estamos aqui para constatar o que é possível atender nesses primeiros cem dias de governo”, afirmou Cássio Roberto.


O secretário disse ainda estar atento às demandas dos diretores e profissionais das unidades, mas principalmente dos usuários do sistema de saúde. “Conversamos com os pacientes para levar uma resposta ao governador Wilson Lima de como está sendo o atendimento prestado no município de Iranduba. Vamos trabalhar uma política de fortalecimento dos municípios do Interior, para que a atenção à saúde receba melhorias, e que menos pessoas precisem ser removidas para a capital, a fim de garantir o acesso ao tratamento de saúde mais adequado dentro do seu município”, disse o secretário da SEA Interior.


Administração compartilhada – A Susam informa que a gestão do hospital de Iranduba é compartilhada entre o Governo do Estado e prefeitura do município, por meio do Termo de Compromisso de Gestão, assinado em 31 de janeiro de 2018. O termo também possibilitou que a unidade hospitalar passasse a receber recursos federais direto do Ministério da Saúde, fundo a fundo.


Dentro deste modelo de gestão compartilhada, 70% dos servidores do hospital são dos quadros da Susam. Entre as responsabilidades da secretaria com a unidade estão ainda a compra de medicamentos, contratação de recursos humanos e reforma, o que não afasta o dever da administração municipal investir também nestas áreas.


Inspeções - Na madrugada do dia 13/01, o vice-governador e secretário estadual de Saúde, Carlos Almeida Filho, realizou uma vistoria a maternidade Ana Braga, na zona Leste, onde identificou problemas relacionados à falta de leitos, descontrole da escala de plantão, falta de roupas cirúrgicas para pacientes, falta de medicamentos e insumos, além de equipamentos de ar-condicionado com defeito.


Carlos Almeida informou que as medidas já estão sendo adotadas e que esse trabalho será constante. Novas visitas para analisar a rede em funcionamento, nas unidades da capital e interior, estão programadas para acontecer ao longo deste mês.


FOTOS: VITOR SOUSA/SUSAM

____________________________

Roseane Mota/ Lúcio Pinheiro

Secretaria de Estado da Saúde - SUSAM

Assessoria de Comunicação

(92) 98407-1699

comunicacao@saude.am.gov.br