ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Atendimento com nutricionista é oferecido aos servidores da sede da Susam

31/01/2019 09:02:38

O Centro de Atenção ao Servidor (CAS) Miryam Moura Café, na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), oferece todas as quartas-feiras, das 7 às 11 horas, entre oito e dez consultas com nutricionista mediante marcação de consulta ao longo da semana no próprio local. O serviço é embasado em uma pesquisa interna sobre perfil do servidor em relação à saúde, de acordo com a coordenadora do Núcleo Estadual de Humanização, Ana Karla de Almeida. “O questionário teve resposta de mais de 200 servidores, e, a partir do que fosse visto, da demanda do trabalhador da sede, algumas ações estão sendo implantadas, como é o caso do atendimento com a nutricionista”, contou Almeida.

Para a consulta, a nutricionista Keila Cornélio explica que é preciso do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para marcar o atendimento e o ideal é que o paciente tenha exames prévios. “O meu objetivo, como nutricionista, é identificar aqueles servidores que já possuem alguma doença pré-existente e não tem acompanhamento nutricional, além da prevenção”, afirmou. 

Caso o paciente não tenha os exames, Cornélio encaminha para a Policlínica Gilberto Mestrinho. A partir dali, marcam os exames e depois os servidores retornam para o atendimento. A nutricionista tem identificado servidores com sobrepeso, hipertensos, diabéticos, que precisam de acompanhamento para fazer tratamento complementar nutricional. 
“Alguns servidores que já tiveram mal estar e apresentaram algum sintoma que fizeram a relação com a alteração no sangue procuraram o serviço do CAS para tentar identificar isso e tratar”, relatou.

Durante a consulta é realizada uma avaliação dos hábitos, verifica-se a história prévia, histórico de doenças na família, histórico de doenças pré-existentes, exames laboratoriais e, caso não tenha, é feita uma solicitação pela nutricionista. "A gente trabalha em cima disso para melhorar os hábitos alimentares. É uma consulta bem detalhada, por isso demanda tempo e eu prescrevo o plano alimentar para começar o tratamento", disse Cornélio.

FOTOS: VITOR SOUZA/SUSAM

____________________________
Roseane Mota/ Lúcio Pinheiro
Secretaria de Estado da Saúde - SUSAM
Assessoria de Comunicação
(92) 98407-1699
comunicacao@saude.am.gov.br