ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



HPS Zona Leste “Joãozinho” completa 18 anos

08/02/2019 12:16:15

O Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste/Joãozinho (HPSCZL), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), completou 18 anos no dia 1º de fevereiro, em uma trajetória de comprometimento e dedicação à sociedade com diversas especialidades como pediatria, Cirurgia Geral Pediátrica, Neurocirurgia, Ortopedia, Anestesiologia, Nefrologista e Cirurgia Vascular e Medicina Intensiva.

O HPSC dispõe de equipe multiprofissional de assistentes sociais, psicólogo, farmacêuticos, fisioterapeutas, administradores, nutricionistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutrição, técnicos em hemoterapia e radiologia.

Ao longo dos 18 anos, a unidade teve melhorias e atualmente dispõe de modernos equipamentos para atendimento, ambulância própria, sistema tecnológico de internação, além de parcerias com a comunidade em busca do bem-estar social.   

O hospital dispõe também dos núcleos de vigilância CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), NSP (Núcleo de Segurança do Paciente) e NIR (Núcleo Interno de Regulação), e mantém convênio com instituições de ensino federal, estadual e rede privada, contribuindo com a formação de futuros profissionais. 

O HPSC destaca-se pela prática da doação de órgãos, como o caso do menor N.O.S, 14 anos, vítima de ferimento de arma de fogo, em que a família foi sensível à doação, onde foi captado rim e fígado, no dia 31 de janeiro.  

Além de ações sociais e de campanhas mensais, a unidade possui uma brinquedoteca onde é desenvolvido o projeto “Classe Hospitalar”, projeto pioneiro fundado em 2005, composto por uma pedagoga hospitalar, para o apoio pedagógico aos pacientes internados.

A funcionária Elca Gonçalves está na unidade desde a fundação  e pode acompanhar de perto o crescimento do HPSC Zona Leste.  “Estar lá para mim é muito importante, acompanhei o crescimento, me sinto bem em colaborar, cuido do paciente como se fosse meu filho, é gratificante, passei por vários setores e em todos é notável o comprometimento e engajamento de todos os profissionais, me sinto acolhida como servidora”, declarou.

A diretora do hospital, Maria Leonide Oliveira Brandão, recorda das dificuldades que a unidade hospitalar enfrentou e traça planos para melhorar sempre o atendimento.   “Nossa unidade tem um fluxo de atendimento muito alto, então precisamos estar sempre com a equipe bem alinhada e integrada para oferecer o melhor atendimento aos pacientes que nos procuram, para isso, quero buscar ainda mais projetos desafiadores para que a eficiência seja alcançada e praticada dentro do HPSC da Zona Leste”, declarou.