ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



FCecon abastece medicamentos utilizados para tratamento de quimioterapia de pacientes oncológicos

08/02/2019 13:00:14

Nas duas últimas semanas, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realizou o abastecimento do serviço de Farmácia com sete tipos diferentes de medicamentos que são utilizados por pacientes em tratamento quimioterápico. Desde o dia 28 de janeiro até esta quinta-feira, 07, foram adquiridos carboplatina, enzalutamida, anastrozol, doxorrubicina lipossomal, sorafenibe, bicalutamida e mesna injetável, que estavam em falta desde o mês de novembro de 2018.


Os medicamentos foram adquiridos durante a gestão do novo diretor-presidente da FCecon, médico mastologista Gerson Mourão, nomeado no dia 11 de janeiro. Gerson Mourão frisou que a aquisição de medicamentos em falta e a reposição do estoque para o tratamento dos pacientes é uma de suas prioridades à frente da unidade hospitalar, que é referência na região Norte no tratamento de neoplasias.


“Estamos atentos a situação atual da FCecon e resolvendo os casos identificados, conforme estabelecido pelo plano de trabalho. Estamos realizando o diagnóstico situacional dos setores que são prioridades e, à medida que ocorre, solucionamos o caso. O setor de Farmácia foi um deles, sendo o primeiro a ser vistoriado. Com isso verificamos as demandas de medicamentos, pessoal e estoque. E, com o apoio da gerência de Farmácia, fizemos a aquisição dos fármacos”, explicou o diretor-presidente.


Médico há mais de 33 anos e ex-chefe do serviço de Mastologia da fundação, Gerson Mourão salientou que trabalhou nos atendimentos ambulatorial e cirúrgico da FCecon, e por isso conhece as demandas e está sensível as necessidades dos pacientes que procuram os serviços da unidade hospitalar. “Além dos fármacos que foram adquiridos, outros medicamentos – como o paclitaxel e letrozol – também tiveram remessas entregues pelos fornecedores nas primeiras semanas do ano, no período entre 2 a 14 de janeiro”, lembrou.


Medicamentos – Os fármacos adquiridos atendem pacientes com diferentes tipos de cânceres, como o anastrozol e letrozol utilizados contra o câncer de mama; enzalutamida e bicalutamida – câncer de próstata; carboplatina – indicada para vários tipos de cânceres, em especial contra o câncer de pulmão, ovário e colo uterino; sorafenibe – usado no tratamento do câncer renal primário e câncer primário de fígado. Os fármacos doxorrubicina lipossomal, paclitaxel e a mesna injetável são recomendados a todos os tipos de paciente em tratamento contra o câncer.


O diretor-presidente Gerson Mourão ressalta que os empenhos para novas remessas dos medicamentos citados já estão em trâmite, com previsão para entrega até o final de março, garantindo um melhor serviço farmacêutico, com estoques que possam atender a demanda de atendimento da fundação.


Números – O serviço de Quimioterapia atende diariamente cerca de 70 pacientes. Em 2017, a Fundação registrou que 419 pacientes iniciaram o tratamento quimioterápico, com neoplasias em órgãos genitais femininos. Desse total, 332 era para câncer de colo do útero. Além disso, foram atendidos pela primeira vez em 2017 um total de 362 pacientes com câncer de mama; 347 pacientes com câncer diagnosticado nos órgãos digestivos, com maior número em pacientes com câncer de estômago e fígado; 209 pacientes com neoplasias nos órgãos genitais masculinos, 145 pacientes com câncer nos órgãos respiratórios e 78 pacientes diagnosticados com câncer nos lábios, cavidade oral e faringe.


FOTOS: BEATRIZ COSTA / FCECON


Assessoria de Comunicação

FCecon - Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas 

Email: comunicacaofcecon@gmail.com / comunicacao@fcecon.am.gov.br

Telefone para contato: 3655-4784 / (92) 98429-2129