ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Servidores da Susam iniciam treinamento em gestão de contratos

11/04/2019 18:28:40

Servidores da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) participam, nesta quinta-feira (11/4) e sexta-feira (12/4), de treinamento em Sistema de Gestão de Contratos do Governo do Amazonas. A capacitação, no auditório da secretaria, é uma estratégia da Susam para atualizar os fiscais, dentro do programa de educação permanente do órgão, além de buscar mais celeridade aos processos de pagamentos na pasta.

 

Na abertura do treinamento, o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, destacou a importância da educação permanente como politica para melhorar os processos de trabalho e o cotidiano do serviço ofertado. “Este é um momento muito importante no processo de valorização do nosso servidor. O treinamento dará a todos uma oportunidade de esclarecer nossas ações do cotidiano para melhorar os serviços. O que estamos propondo com esse curso e os demais é que todos possam construir uma Susam diferente”.

 

Tobias destacou também a importância da parceria com a Secretaria de Fazenda (Sefaz). “Os treinamentos significam, nesse momento, duas grandes importâncias: a primeira é a valorização do servidor e a segunda é a parceria com a Sefaz, no sentido de fomentar elementos e estratégias de uma gestão mais eficiente, para que possamos fiscalizar todos os contratos feitos pela Secretaria de Saúde”.

 

O treinamento acontece em duas turmas, na quinta-feira (11/4), das 9h às 11h; e na sexta-feira (12/4), das 14h às 17h. Nos dois dias, os servidores revisarão conhecimentos sobre o Sistema de Gestão de Contratos, além de conhecer as atualizações do sistema.

 

Atualmente, 700 servidores atuam como fiscais de contratos nas cerca de 60 unidades gestoras do órgão, conforme a Gerência de Desenvolvimento de Recursos Humanos (GDRH) da Susam.

 

O treinamento é aplicado pela Coordenação de Compras e Contratos Governamentais (CCGOV), da Sefaz. O Sistema de Gestão de Contratos é a plataforma utilizada pelos fiscais para preenchimento de informações e inserção de documentos, processo esse que resulta na confirmação de que os serviços foram prestados conforme o que foi contratado.

 

De acordo com o coordenador CCGOV, Alexandre Siqueira de Medeiros, os treinamentos para servidores do Estado serão constantes. 


“Haverá os treinamentos mensais, como este que estamos realizando aqui, e também a capacitação de multiplicadores nas demais secretarias do Estado, onde eles poderão, dentro dos órgãos, trabalhar na primeira linha de ação junto aos fiscais e gestores, trazendo resultados imediatos para as secretarias com a melhoria da qualidade da fiscalização dos contratos”.

 

Fiscais bem preparados também dão agilidade ao funcionamento das secretarias, diz Alexandre. “O trabalho bem feito do fiscal dá agilidade ao processo. Por exemplo, o acompanhamento da renovação de um contrato, a prorrogação, tudo isso o fiscal participa e deve estar atento, para não ter serviço descontinuado, principalmente na área da saúde”, explica Alexandre.

 

O curso é uma oportunidade de aperfeiçoamento para os servidores que já atuam com gestão de contratos, como explica o técnico da Sefaz e instrutor do treinamento, Michel do Vale.

 

“Em aproximadamente três horas de aula, divididas em parte teórica e prática, os servidores conhecem os tipos de contratos e quais são as responsabilidades dos fiscais de contrato nas suas atividades cotidianas. Já na segunda parte, trabalhamos na prática como funciona a fiscalização dentro do sistema SGC (Sistema de Gestão de Contratos)”.

 

 

FOTO: Bruno Zanardo / Secom