ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Policlínica Gilberto Mestrinho discute saúde indígena

16/04/2019 13:42:03

A Policlínica Gilberto Mestrinho realiza até esta quarta-feira (17/4) o Abril Indígena, que acontece no auditório da Unidade localizado na avenida Getúlio Vargas, Centro de Manaus. O evento busca discutir as condições, especificidades e características da assistência em saúde destinada aos povos indígenas em todo o estado.

 

Para a coordenadora Priscila Siqueira, o evento realizado na semana do Dia do Índio (19 de abril) abre um debate importante sobre a atuação do estado na atenção à população indígena, que é tão abrangente tanto no interior quanto na capital. “A partir deste evento, os próximos passos são reconhecer as reivindicações dos povos indígenas e promover melhorias no atendimento a essa população em todo o estado” afirmou.

 

Durante o Abril Indígena, os servidores do órgão e estudantes da área da saúde têm a oportunidade de discutir as dificuldades encaradas pelos profissionais e as características dos programas de saúde aos indígenas.

 

A abertura do evento aconteceu na segunda-feira (15/4) e contou com a participação da diretora da Policlínica, Francisca Garcia; da gerente de Enfermagem e especialista em saúde indígena, Mayra Pires; da coordenadora estadual de Saúde Indígena, Priscila Carvalho; da assistente social, Ana Lúcia Aquino; e da representante da Secretaria Executiva Adjunta da Capital, Ana Liz Barroso.

 

De acordo com a responsável pelo Programa de Educação Continuada da Policlínica e organizadora do evento, a farmacêutica Herbenya Peixoto, o evento busca discutir entre servidores e sociedade pontos sensíveis da politica de atenção à saúde indígena.

 

“Os indígenas têm direito garantido à assistência à saúde em todos os seus níveis de complexidade. Contudo, ao tentar acessá-los encontram-se certas dificuldades. Entre as principais, podemos listar a falta de preparo das equipes de saúde para atuar neste contexto intercultural e a limitada capacidade de articulação entre os distritos de saúde indígenas e a rede assistencial”, afirma ela, convidando a população para participar da iniciativa.

 

A programação do Abril Indígena é gratuita e aberta à participação da sociedade em geral. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3198-8028.

 

 

Programação: Abril Indígena

 

Terça, 16/4

10h - Palestra: Política de Atenção à Saúde Indígena

Palestrante: Ronaldo Seixas Barros (apoiador técnico do DSEI Manaus)

10h40 - Palestra: Noção de Saúde e Doença na Perspectiva Indígena

Palestrante: João Paulo Lima Barreto (Mestre em Antropologia)

14h40 - Palestra: Hipertensão arterial e fatores de risco cardiovascular em populações indígenas

Palestrante: Zilmar Augusto de Souza Filho (Professor da Escola de enfermagem UFAM)

15h40 - Palestra: Antropologia e saúde indígena

Palestrante: Sonia Maria Alves da Silva (Enfermeira Especialista em Saúde Indígena)

 

Quarta, 17/4

Workshop: Saúde Indígena

Das 8h ao meio-dia - Palestra: Aplicabilidade do protocolo de AIDPI na redução da mortalidade infantil indígena

Palestrante: Mayra Pires (enfermeira especialista em saúde indígena)

Das 14h às 18h - Palestra: Nutrição aplicada aos povos indígenas

Palestrante: Noeme Marfize (nutricionista)

 

 

FOTOS: João Pedro Souza / Susam

 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam): Roseane Mota e Lúcio Pinheiro (98407-1699). E-mail: comunicacao@saude.am.gov.br