ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Gestores de saúde traçam ações na reunião da Comissão Intergestores Bipartite

24/04/2019 14:12:31

A Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB/AM) se reuniu na tarde desta terça-feira (23/4), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), para pactuação entre estado e municípios de ações a serem realizadas no âmbito da saúde pública.

 

A CIB/AM é a instância colegiada que, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), pactua o processo de gestão nos níveis estadual e municipal, as estratégias de hierarquização e a execução das ações e serviços, criando mecanismos institucionais para o fortalecimento da capacidade de gestão em ambas as esferas.

 

A comissão é integrada por representantes da Susam, tendo o secretário estadual de Saúde como coordenador, além de representantes das Centrais de Regulação e de Medicamentos (Cema), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS); pelo presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM); e pelos secretários de saúde dos municípios.

 

De acordo com o secretário executivo adjunto de Atenção Especializada do Interior (SEA), Cássio Espírito Santo, que coordenou a reunião, foram firmadas ações para os próximos meses, conforme as necessidades dos municípios.

 

“Nós discutimos sobre os centros de reabilitação para o interior, leitos credenciados no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam) e no Hospital e Pronto Socorro da Zona Norte – Delphina Aziz – para atender o maior número de pessoas; a questão do aeromédico e dos leitos na emergência”, pontuou.

 

O secretário ressaltou a importância do trabalho em conjunto com os gestores municipais de Saúde, por meio da parceria entre o estado e os municípios, em prol da saúde pública.

 

Para o presidente do Cosems/AM, Januário Neto, os próximos passos são intensificar o planejamento e garantir recursos financeiros, tanto federais quanto estaduais, para as cidades. “Conseguimos convalidar a melhoria do repasse para os recursos na nefrologia, que é um gargalo histórico no Amazonas, e temos a confiança de que o governo pode fazer algo de diferente na vida das pessoas”, disse.

 

 

FOTOS: Divulgação / Susam

 


________________________________

Roseane Mota | (92) 99126-7364

Lúcio Pinheiro | (92) 98113-9130

Assessoria de Comunicação

(92) 98407-1699

Secretaria de Estado da Saúde - SUSAM

comunicacao@saude.am.gov.br