ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Susam realiza atendimento durante programação do Maio Amarelo

08/05/2019 18:37:44

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) montou uma estrutura com enfermeiros, técnicos de enfermagem e uma ambulância no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, para atendimento durante a programação da Campanha Maio Amarelo, organizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

 

Na quinta (9/5) e na sexta-feira (10/5), a equipe multidisciplinar da Susam irá ofertar serviços de aferição de pressão arterial e glicemia para o público que comparecer ao Centro de Convenções. Uma ambulância também será disponibilizada caso haja necessidade de remoção.

 

O Detran-AM realizará um mutirão para entrega de Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs) nos dois dias de evento. A programação acontece das 8h às 18h.

 

Além da entrega dos documentos, o evento terá ações educativas para crianças e adultos e discussões entre instituições públicas, privadas e a sociedade organizada para a promoção de um trânsito mais seguro.


As atividades na ação do Maio Amarelo incluem fóruns temáticos para discussão de temas como “Repercussão dos Acidentes de Trânsito na Saúde”, “Segurança Viária”, “Municipalização do Trânsito no Interior”. Os encontros terão a participação de diversas instituições, entre elas o Ministério Público, organizações da iniciativa privada, e membros do sistema de sistema de segurança, saúde e trânsito.

 

Acidentes de trânsito – De janeiro a março, a Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), registrou 1.114 vítimas lesionadas por acidente de trânsito; até abril, foram 92 vítimas fatais. Em 2018, a Seai registrou 4.681 vítimas lesionadas e 322 vítimas fatais no trânsito.

 

Maio Amarelo – Visando conscientizar motoristas e reduzir o número de acidentes de transito, o Movimento Maio Amarelo propõe um engajamento de diversos setores da sociedade sobre a segurança e o alto índice de mortos no trânsito. No estado, a campanha desde terá o tema “No trânsito, o sentido é a vida”.

 

O Movimento Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as mortes e acidentes no trânsito em todo o mundo, promovendo uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, organizações da sociedade civil, entre outras.

 

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade organizada para efetivamente discutir o tema, promover o engajamento em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.