ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Hemoam qualifica profissionais que atuam em agências transfusionais

24/05/2019 15:58:06

A qualidade e segurança do sangue que circula no Amazonas é de responsabilidade exclusiva da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam). Para manter o status de sangue seguro, a Fundação está realizando a 4ª Oficina de Qualificação da Hemorrede Amazonas. A capacitação envolve mais de 100 profissionais da saúde que atuam nas 52 agências transfusionais (ATs) da capital e 44 do interior.

 

A formação está alinhada com o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), e se estende com aulas teóricas e práticas até o próximo dia 31 no Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada.

 

Entre o processo de triagem, coleta, distribuição e transfusão do sangue que circula no estado, existe uma série de normas e recomendações técnicas impostas pela Política Nacional do Sangue.

 

“Esses padrões de qualidade precisam passar por constante revisão e atualização, de modo que a mesma prática esteja sendo aplicada uniformemente em todo o estado”, destacou Sônia Frantz, enfermeira e uma das orientadoras da oficina.

 

A técnica em Patologia, Valdirene Castro, veio de Manacapuru para participar da Hemorrede e ressaltou que, apesar de ter um contato direto com o Hemoam, a qualificação é um diferencial e aprimora ainda mais o conhecimento, melhorando assim os serviços prestados a população. “A qualificação nos prepara para as mais variadas situações e habilita a resolver da melhor forma possível”, afirmou.

 

Além dos profissionais da capital, a qualificação atende técnicos de banco de sangue, farmacêuticos bioquímicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos e assistentes sociais dos municípios de Fonte Boa; Maués; Codajás; Barcelos; Jutaí; Envira; Tabatinga; Manacapuru; Humaitá; Tefé; Parintins; Coari e São Paulo de Olivença. Aproximadamente 100 pessoas participam da capacitação.

 

FOTOS: Mariana Gomes/Hemoam

 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam): Felipe Nascimento (98151-7969 e 3655-0245).