ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Susam e gestores municipais fortalecem ações para a saúde do Interior

28/05/2019 10:49:29

A Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB/AM) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (27/5), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), para deliberação entre estado e municípios sobre as ações de saúde pública a serem realizada ao longo do ano. As ações firmadas durante a reunião impactam no envio de recursos e na ampliação de serviços para o Interior.

De acordo com o secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, que coordenou a reunião, as pautas apresentadas e aprovadas durante a 245ª Reunião Ordinária da Comissão indicam que o Estado está mais próximo da população do Interior. 
“A reunião foi positiva, porque mostra que o Estado, mais uma vez, se aproxima das necessidades de saúde da população do interior do Amazonas e está ouvindo os secretários municipais”.


Para ele, as pautas apresentadas e aprovadas hoje, fortalecem o SUS nos municípios do interior. “O acordo entre a Secretaria do Estado e secretarias dos municípios significa o fortalecimento do SUS, onde os municípios entregam serviços da atenção básica com qualidade e o estado faz a atenção especializada. Fortalecimento que também é visto na implantação de uma política de assistência farmacêutica e pelos recursos do FTI que serão destinados para os municípios investirem na saúde”, destaca o secretário.

Pautas - Durante a reunião, foram apresentadas pautas como o remanejamento de recursos em saúde, habilitação de centros de reabilitação (CER) e do serviço de atenção a saúde reprodutiva e projetos de prevenção ao suicídio em parceria com o Cetam, além, da restruturação da Comissão de Integração de Ensino e Serviço Estadual (Cies) e a criação do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS, projeto-piloto que iniciou na sexta-feira (24) na região do Baixo Amazonas.

Para Tobias a concordância por unanimidade do PlanificaSUS na CIB significa um reconhecimento do projeto a ser desenvolvido no Estado. “O PlanificaSUS é o planejamento dos serviços de saúde, a integração em rede da atenção primária com a atenção ambulatorial especializada, e com a aprovação do projeto na CIB, os próximos atos serão as reuniões temáticas, a analise situacional dos serviços de saúde do Baixo Amazonas e também a aplicação de metodologias de  desenvolvimento com ações na atenção básica e especializada nesses municípios”.

A comissão - A CIB/AM é a instância colegiada que, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), pactua o processo de gestão nos níveis estadual e municipal, as estratégias de hierarquização e a execução das ações e serviços, criando mecanismos institucionais para o fortalecimento da capacidade de gestão em ambas as esferas.

A comissão é integrada por representantes da Susam, tendo o secretário estadual de Saúde como coordenador, além de representantes das Centrais de Regulação e de Medicamentos (Cema), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS); pelo presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM); e pelos secretários de saúde dos municípios.

FOTOS: JOÃO PEDRO SOUZA/SUSAM
CONTATOS: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam): Roseane Mota e Lúcio Pinheiro (98407-1699). E-mail:comunicacao@saude.am.gov.br