ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Funcionários visitam Teatro Amazonas pela primeira vez no aniversário de 15 anos da FVS-AM

04/06/2019 08:48:55

“Não conheço o Teatro Amazonas ainda, dizem que é lindo e eu sempre tive vontade conhecer. Recomendo para turistas, mas nunca dava para eu ir”. É assim que Luzia de Melo Mustafa, 57, gerente de doenças transmitidas por vetor – Dengue, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), recorda as últimas horas antes de finalmente conhecer o interior do majestoso Teatro Amazonas nesta terça-feira (4).

O agente de endemias da FVS-AM Carlos Fabian Rosas, 45, disse que, até esta segunda-feira (3), só conhece o Teatro Amazonas “por fora” e por passar constantemente para trabalhar na borrifação de combate ao Aedes aegypti próximo ao teatro. “Nunca tive oportunidade de conhecer. Então, quando soube, já me inscrevi logo para ir”, afirmou Carlos.

Tanto para Luzia e Carlos, como para outros 600 funcionários convidados da FVS-AM, a oportunidade será por ocasião do aniversário de 15 anos da instituição que será comemorado, nesta terça-feira (3), com apresentação do espetáculo teatral “Mensageiro de Francisco”, com duração de 45 minutos, às 15h, no Teatro Amazonas, bairro Centro, zona sul de Manaus.

Segundo a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, mais de 50% dos servidores ainda não tiveram a oportunidade de conhecer internamente o icônico Teatro Amazonas, símbolo cultural e arquitetônico do Estado. “Estamos unindo esse momento especial com um momento cultural. O aniversário da FVS-AM é uma ótima ocasião e estamos felizes com a oportunidade trazida para nossos funcionários”, pontuou Rosemary.

Aniversário - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão do Governo do Estado, completa, nesta segunda-feira (03/06), 15 anos de existência. Para comemorar este marco, a FVS-AM ganhou da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), nesta terça-feira (04/06), o espetáculo “Mensageiro de Francisco”.

A montagem de dança contemporânea apresenta elementos do folclórico amazônico, revelando, por meio de coreografias, as peculiaridades da população ribeirinha do Amazonas. “Mensageiro de Francisco” estreou em março e é encenado pelo Balé Folclórico do Amazonas, dirigido por Conceição Souza.

 

O espetáculo foi coreografado por Eduardo Amaral e é encenado por 24 bailarinos da companhia, que retratam como a religiosidade dos ribeirinhos e a relação com o santo interferem na pesca, nas ações das mulheres e na vida das crianças do local. O repertório conta com canções do grupo Raízes Caboclas. 


Patrimônio - Além do espetáculo, a programação de aniversário da FVS-AM inclui roteiro de visita ao patrimônio histórico, com itens e mobiliários, além de novidades como a área de Chapeleiro e até oportunidade de tocar piano, ao final. A programação foi organizada pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC).


Segundo a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, mais de 50% dos servidores ainda não tiveram a oportunidade de conhecer internamente o icônico Teatro Amazonas, símbolo cultural e arquitetônico do Estado. “Estamos unindo esse momento especial, com um momento cultural”, pontuou Rosemary.

 

Teatro- Inaugurado em 1896, o Teatro Amazonas é mais que uma herança cultural e artística, representa o fruto do período em que Manaus viveu seu apogeu de riqueza, mas é um espaço que se mantém vivo e em plena atividade, mais de 100 anos após a inauguração.

 

O Teatro Amazonas recebe grandes montagens de ópera, shows musicais e peças de teatro. Um de seus principais corpos artísticos é a Amazonas Filarmônica, criada em 1997. Pode ser visitado em grupos, de terça a sábado, entre 9h e 14h. Há visitas guiadas nos idiomas português, inglês e espanhol.

 

Referência internacional – O Amazonas é pioneiro ao concentrar todas as diversas Vigilâncias em Saúde em uma única instituição. A FVS-AM é reconhecida como referência pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

 

A FVS-AM foi criada através da Lei nº 2.895/2004 com a finalidade institucional de promoção e proteção à saúde mediante ações de vigilância epidemiológica, sanitária, laboratorial, ambiental e controle de doenças, incluindo educação, capacitação e pesquisa, para a melhoria da qualidade de vida da população do Estado do Amazonas.

 

Fotos: Divulgação/FVS-AM

 



Maíra Pessoa Fragoso
Assessora de Comunicação da FVS-AM
Endereço: Torquato Tapajós,4.010- Colônia Santo Antônio. 
Telefone
: (92) 3182-8523/ 98403-8627.