ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Instituto da Mulher Dona Lindu realiza capacitação sobre Near Miss Materno

12/06/2019 09:30:24

O Instituto da Mulher Dona Lindu realiza no próximo dia 14 de junho, às 9h30, a oficina Near Miss Materno para profissionais de saúde. A oficina visa capacitar os profissionais sobre os cuidados no atendimento das mulheres que passaram pela dura experiência de quase morte, após complicação grave na gestação, no parto ou em até 42 dias após o término da gravidez.

 

A médica Ione Brum vai ministrar a oficina para a equipe multidisciplinar no auditório da unidade de saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.

 

O Near Miss Materno trata-se de uma estratégia da Organização Mundial de Saúde para avaliar a qualidade da atenção à saúde dedicada às gestantes e o desempenho dos serviços de saúde no atendimento das condições ameaçadoras à vida, com vistas à redução da mortalidade materna evitável.

 

A identificação dos casos pode ser realizada a partir de dois questionamentos simples: O caso refere-se a uma gestante ou puérpera ou então se a mulher correu risco de morrer com necessidade de assistência hospitalar por fatores/doenças ligados à gestação?

 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam): Roseane Mota e Lúcio Pinheiro (98407-1699). E-mail: comunicacao@saude.am.gov.br