ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Encontro estadual de Saúde Bucal discute propostas para avanço do serviço no Estado

09/07/2019 16:28:05

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) iniciou nesta terça-feira (09/07) o II Encontro Estadual de Saúde Bucal e VII Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do Amazonas, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na zona centro-sul de Manaus. O Fórum segue até quinta-feira (11/07), com painéis de debates e palestras. A organização é da Coordenação Estadual de Saúde Bucal.

 

O objetivo do encontro é atualizar os gestores e profissionais de diversos níveis em saúde bucal. Serão discutidos no encontro temas como epidemiologia, planejamento e saúde pública, que são de grande relevância para o processo e educação permanente das equipes de Atenção Básica e Especializada do estado.

 

O fórum permitirá a troca de experiências com os profissionais dos 42 municípios participantes, com apresentações de propostas para o avanço nas ações, serviços e ao acesso da Saúde Bucal da população, que devem melhorar o panorama e o os indicadores de saúde do Estado.

 

O secretário de Saúde, Rodrigo Tobias de Souza Lima, presidiu a mesa de abertura do encontro. Ele ressaltou o momento favorável da Secretaria para a discussão de saúde bucal no âmbito da saúde pública no Estado.

 

“Esse é um momento importante porque aqui se encontram toda a classe odontológica e também a classe acadêmica, de serviços e de gestão, para que possamos produzir orientações de forma propositiva para que possamos fazer a manutenção das politicas de saúde bucal com qualidade”, disse Tobias.

 

O secretário falou ainda dos desafios e dos avanços no Estado na saúde bucal. “No último ano, aumentamos a cobertura de 47% para 48%, que é o recomendado pelo Ministério da Saúde. Mas um dos nossos desafios não é apenas aumentar a oferta, e sim garantir a qualidade do serviço. Outra forma de melhorar a saúde bucal no Estado é promover a integralidade do serviço na Atenção Básica e na Atenção Especializada, tanto na capital como nos municípios do interior”, destacou Tobias.

 

O II Encontro Estadual de Saúde Bucal reuniu, além de representantes da Susam, membros do Conselho Regional de Odontologia, do Ministério da  Saúde, e representantes das secretarias municipais.

 

O coordenador estadual de Saúde Bucal do Amazonas, Ricardo Elias Duarte Rabello, acredita que o encontro irá trazer maior resolutividade das ações e serviços da saúde bucal.

 

“Nosso objetivo é fortalecer a saúde bucal no Amazonas, discutir ideias, propostas, e trocar experiências entre os 42 representantes dos municípios, para que ao final do fórum possamos fazer um documento com ideias para melhorar o acesso à saúde bucal de toda a população e melhorar os indicadores da saúde bucal de todo o Amazonas”, disse Ricardo.

 

O Fórum segue até a quinta-feira (11/07) com painéis de debates e palestras. Na quarta-feira (10/07), o encontro terá palestra sobre gestão em saúde com o professor doutor Helder Henrique Costa Pinheiro, especialista em Saúde Pública e Bioestatística pela Universidade Federal do Pará, no período da manhã. Durante a tarde, haverá painel sobre gestão em saúde, sob supervisão da Coordenação Estadual de Saúde Bucal.

 

Na quinta-feira (11/07), a professora Maria Augusta Bessa Rebelo, doutora em Cariologia pela FOP-Unicamp e pós-doutora em Saúde Bucal Coletiva na Universidade de Sheffield (Reino Unido), ministra a palestra e painel sobre saúde bucal coletiva.

 

FOTOS: Divulgação/Susam