ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Susam entrega Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na Policlínica Antônio Aleixo

25/07/2019 14:06:39

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por intermédio da Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, da Fundação de Medicina Tropical – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), entrega, nesta segunda-feira (29/07), às 9h, mais um  Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), desta vez na Policlínica Antônio Aleixo, localizada na Praça Tancredo Neves, s/nº, no bairro Colônia Santo Aleixo.

O novo CTA funcionará com livre demanda, ofertado testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, o novo CTA reforçará o processo de descentralização do serviço de testagem rápida, com o objetivo de melhorar o acesso da população ao diagnóstico e prevenir as doenças.  

Em 29 de abril, o serviço foi implantado na Policlínica Gilberto Mestrinho para atendimento de livre demanda. No último dia 8, foi a vez da Susam inaugurar o CTA do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, com oferta de atendimento exclusivo a esse público. Desde que foram abertos, os dois CTAs realizaram juntos 911 testes para HIV e Hepatites B e C.

O atendimento já era ofertado na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e na Fundação Alfredo da Matta (Fuam), que possuem Serviço de Assistência Especializado (Saes).

A Coordenadora Estadual de IST/AIDS-HV, Dessana Chehuan ressalta que os testes de IST/Aids e hepatites virais também são realizados na rotina da rede municipal de saúde. No entanto, o Governo do Amazonas implantou os CTAs como forma de ampliar a oferta do serviço.

“É uma forma de garantir que mais pessoas tenham acesso ao diagnóstico precoce, o que melhora o tratamento e, consequentemente, a qualidade de vida da pessoa diagnosticada com HIV e outras doenças”, afirma a infectologista.



Foto: Reprodução