ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



João Lúcio prepara instalação de Ouvidoria e Núcleo de Educação Permanente em Saúde

25/07/2019 17:48:38

Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) reuniram-se nesta quinta-feira (25/07) com a direção do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio para discutir a implantação de uma Ouvidoria e de um Núcleo de Educação Permanente em Saúde na unidade.

De acordo com o diretor do hospital, Sílvio Romano, a unidade precisa ter um setor exclusivo para Ouvidoria, servindo de canal direto entre o usuário e a gestão. Sílvio está há três meses na administração do hospital.

“Atualmente, críticas, sugestões e elogios são feitos diretamente à direção. Como o trabalho na direção é muito dinâmico, nem sempre é possível atender o usuário com a atenção que ele merece. Com a ouvidoria instalada em um lugar exclusivo, de fácil acesso, e com uma equipe dedicada, o usuário será melhor atendido”, afirmou o diretor.

Sílvio disse que a equipe do hospital está providenciando um local no prédio que melhor atenda a necessidade da Ouvidoria, garantido conforto e privacidade ao usuário. O diretor estima que em um mês o setor esteja funcionando.

Educação permanente - Sobre o Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Sílvio destaca que se trata de uma medida de cuidado com os servidores. A ideia é oferecer tanto treinamento técnico quando cuidados com a saúde aos servidores e prestadores de serviço da unidade.

“O material humano é o que nós temos de mais importante para garantirmos um bom atendimento. Por isso, a unidade tem essa preocupação de garantir um espaço na unidade para olhar para esse servidor, colaborador. Garantir que ele esteja bem preparado tecnicamente e motivado”, disse Sílvio.

Profissionais da Susam dos setores de Ouvidoria, Recurso Humanos e Núcleo de Humanização auxiliam a unidade na execução das duas ações. 

De acordo com o diretor, todos os dias, nos dois turnos, 1,3 mil pessoas trabalham no hospital. A ideia é que os primeiros treinamentos voltados a servidores e também prestadores de serviço sejam realizados em agosto.



Foto: Divulgação/Susam