ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Susam finaliza planejamento estratégico para o Plano Estadual de Saúde

26/07/2019 09:07:45

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) concluiu a primeira etapa de elaboração do planejamento estratégico para subsidiar a construção do Plano Estadual de Saúde (PES) 2020-2023. Os trabalhos foram realizados durante a 7ª Oficina de Elaboração do PES, em 23 e 24 de julho, na Fundação Hemoam.

Segundo o secretário Estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, os próximos passos envolvem a elaboração do PES, propriamente dita e posterior acompanhamento da execução do Plano. Nos dois dias de oficina, os servidores dos setores estratégicos da Susam, fundações e órgãos vinculados puderam traçar ações e propor as ações para os próximos quatro anos.

A consultora Cristiana Carvalho, facilitadora da oficina no Amazonas, destaca que o apoio da parte executiva da Susam faz a diferença durante o processo. “Acompanhar o andamento e validar os produtos legitima o trabalho de um grupo que foi empoderado para estar aqui elaborando o plano.” Afirma.

O documento oficial do PES que será construído deverá estar alinhado com as diretrizes do Plano Plurianual (PPA), da 8ª Conferência Estadual de Saúde e propostas dos municípios. A próxima oficina, marcada para terça-feira (30/07), visa reunir os Secretários Municipais de Saúde e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems/AM) para ampliação dos debates para levantamento da propostas para o interior.

PES - O Plano Estadual de Saúde é o principal instrumento de planejamento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) em conformidade com Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO), a Lei de Orçamentária Anual (LOA) e a Programação Pactuada e Integrada (PPI). Para a elaboração do PES, a gestão da Susam aderiu à consultoria nacional do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), subsidiado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), e do Hospital Oswaldo Cruz.



Foto: Divulgação/Susam