ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Governo do Amazonas entrega calçados ortopédicos adaptáveis e próteses na Policlínica Antônio Aleixo

21/08/2019 18:23:20

O Governo do Amazonas entregou, nesta quarta-feira (21/08), 90 pares de calçados ortopédicos adaptáveis para pacientes atendidos pelo Centro de Reabilitação (CER) da Policlínica Antônio Aleixo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), além de próteses. Os calçados foram entregues às pessoas vitimadas pela hanseníase e às que fazem tratamento do pé diabético. Ao todo, 191 pares já foram entregues na policlínica em 2019.

O secretário da Susam, Rodrigo Tobias, e a secretária executiva adjunta de Atenção Especializada da Capital, da Susam, Dayana Mejia Sousa, participaram da entrega. Três usuários receberam próteses. Em 2019, o CER Antônio Aleixo realizou também a entrega de 184 órteses e próteses, além de 16 adaptações para cadeira de rodas.

Entre os beneficiados está o aposentado José Brito. Ele amputou a perna há um ano e dependia de uma cadeira de rodas para se locomover. "Antes, eu sofria porque não podia nem mesmo passear. Agora, já sei o que fazer, estou me adaptando com a prótese, mas em breve vou passear, andar para todo lado", comemorou José.

Há 17 anos amputado, em razão de uma picada de cobra, Manoel Alves, 83 anos, trocou a órtese antiga por uma feita sob medida no Centro de Reabilitação Antônio Aleixo. Ele disse que, com a órtese, terá, além de mais liberdade, maior conforto nas atividades diárias.

O diretor da policlínica, José César de Carvalho, explica que, ao todo, neste ano, 191 pares de calçados ortopédicos adaptáveis e 58 palmilhas, feitas sob medida, foram entregues ao longo deste ano. Os beneficiados são pacientes da unidade que realizam tratamento de feridas crônicas.

“Já estamos com o planejamento para o próximo ano. Vimos a necessidade de incluir nessa entrega também os calçados para crianças. Então, nosso plano é renovar os calçados mais antigos dos pacientes e também incluir as crianças”, disse o diretor.

O secretário da Susam, Rodrigo Tobias, acompanhou a entrega. Ele conversou com os pacientes e conheceu a estrutura da oficina que adapta as palmilhas e produz as próteses e órteses sob medida para os pacientes.

A seleção dos beneficiados com a doação é feita por meio de cadastro na unidade e conforme a necessidade de cada paciente, após avaliação da enfermagem e do serviço social.

Os calçados possuem dois tipos de modelos (fechado e aberto) e foram adquiridos por meio de licitação. À medida que o fornecedor realiza a entrega para a unidade, os calçados são encaminhados à oficina do Centro de Reabilitação para adaptação de acordo com as medidas de cada paciente.

Moradores assistidos – O bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste de Manaus, foi instalado nos anos 40 para abrigar portadores de hanseníase. Atualmente, o local possui quase 19 mil habitantes e aproximadamente 510 moradores se tratam de hanseníase nas unidades de saúde do bairro.

O tratamento é realizado em três Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma casa de Saúde da Família, o Hospital Geral Dr. Geraldo da Rocha, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), o Hospital e Maternidade Chapot Prevost e a Policlínica Antônio Aleixo, onde funciona o Centro de Reabilitação, o Centro de Apoio as Crianças com Microcefalia e a Oficina Ortopédica Fixa (OOF), que é referência na confecção de órteses, próteses, palmilhas, adaptação de cadeiras de rodas e outros mecanismos auxiliares de locomoção e sustentação para pessoas com alguma deficiência.

Na Policlínica Antônio Aleixo funciona também a sala de curativos, que atende pacientes com feridas crônicas, vitimadas com hanseníase ou pelo pé diabético.

FOTOS: CLAUDIO HEITOR/SECOM